A partir de quarta-feira (15) um trecho da Avenida Djalma Batista, em Manaus, será interditado para obras após um afundamento na pista. A informação foi confirmada nesta segunda (13), pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
O trecho que passará por obras está situado perto do cruzamento da Djalma Batista com a Avenida Pedro Teixeira, no sentido bairro/Centro. As obras, executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), visa solucionar, de forma definitiva, o problema crônico na via, acarretado pela deterioração dos tubos de ferro instalados sob a avenida.
Segundo o IMMU, a via será escavada em aproximadamente 8 metros de profundidade. Os antigos tubos de ferro serão retirados e substituídos por duas novas linhas de tubulação, cuja extensão será de 30 metros cada. O objetivo do projeto é dar a vazão necessária às águas do igarapé e evitar novos transtornos.
Os ônibus do transporte coletivo que passam pelo local serão desviados por dentro do conjunto Eldorado. “Tanto indo para o Centro como voltando do Centro”, ressaltou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.
Paulo Henrique Martins também explicou como ficará o tráfego de outros veículos na área. “Nós vamos fazer a interrupção: o veículo leve que vem da Djalma [o sentido bairro/Centro] será desviado para a Pedro Teixeira e depois para a Constantino Nery”, disse.
Veja como ficará o desvio do trânsito para o transporte público:
Trânsito
Veículos vindo da zona Oeste (Desembargador João Machado) ou zona Norte (Torquato Tapajós), em direção ao Centro, podem acessar a avenida Constantino Nery, ou seguir na avenida Djalma Batista, acessando o viaduto Ayrton Senna e seguir na avenida Mário Ypiranga Monteiro.
Os veículos que trafegam na Djalma Batista, sentido Centro/bairro, em direção às zonas Centro-Sul, Norte ou Oeste, podem fazer a conversão à direita na rua Jorge Veiga (dentro do Eldorado) e seguir até a rotatória do Eldorado, realizar a conversão à esquerda e seguir na Mário Ypiranga em direção à avenida Torquato Tapajós.
O IMMU informa que os motoristas podem seguir outras rotas como opção de desvios. Quem circula no sentido bairro/Centro, vindo das zonas Oeste e Centro-Oeste, pode seguir pela avenida Brasil, avenida Álvaro Maia ou ainda pela rua 5 de Setembro, no bairro São Raimundo.
Já os motoristas que estão na avenida Djalma Batista ou na área central podem seguir pelas avenidas Darcy Vargas, depois Efigênio Salles e seguir para as zonas Norte e Leste. Os condutores que estão na avenida Maceió podem seguir pelas avenidas Constantino Nery, avenida São Jorge ou pela Mário Ypiranga.
Uma força-tarefa foi montada para conceder o apoio necessário para que as equipes de obras da Seminf realizem os trabalhos. Aproximadamente 60 agentes de trânsito e fiscais de transportes estarão posicionados diariamente, para que façam os desvios e prestem orientações aos motoristas.