Até as 10h desta sexta-feira, 12 de abril, a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), registrou quatro chamadas de ocorrências após as chuvas que atingiram a capital. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, operado 24 horas na sede do CCC.
Ocorrências pelas chuvas
Durante as recentes precipitações, várias situações exigiram atenção das equipes de campo. Entre elas, destacam-se um rompimento de bueiro na zona Norte, um tombamento de árvore na zona Oeste, uma alagação na zona Norte e um desabamento na zona Leste.
As requisições foram prontamente encaminhadas para as equipes de campo da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), que responderam rapidamente às áreas impactadas.
Alerta de deslizamento
Devido às mesmas chuvas, a Defesa Civil do Amazonas emitiu um alerta de possibilidade de deslizamentos de terra em áreas de risco de Manaus devido à forte chuva na capital. O alerta associa essa possibilidade ao acumulado de chuva, que já ultrapassou os 30 milímetros na capital, com o bairro Redenção, na Zona Centro-Oeste, sendo o mais impactado.
Recomendações durante chuvas intensas
Recomenda-se à população estar preparada para as condições climáticas adversas e adotar precauções necessárias. Além disso, é recomendado evitar o acúmulo de água parada para prevenir a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Ao dirigir em vias alagadas, o recomendado é reduzir a velocidade e manter uma distância segura do veículo à frente. Evite transitar por locais alagados e, se necessário, procure rotas alternativas.
A previsão meteorológica indica que as chuvas devem continuar nas próximas horas, e o alerta da Defesa Civil é válido até as 21h desta sexta-feira.
Disque 199
O Disque 199, da Defesa Civil, continua sendo o canal de atendimento 24 horas para assistência imediata em casos de ocorrências. O sistema atmosférico é dinâmico, e a Prefeitura de Manaus continuará monitorando os dados de previsão para fornecer atualizações, caso haja alterações significativas.
Leia mais:
Em meio a debates, PGM autoriza aterro de Manaus a funcionar até 2028
No Vaticano, Davi Kopenawa pede apoio contra garimpo ao Papa Francisco
Ministro dos Transportes diz estar “otimista” sobre BR-319
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook