Decisão de Alexandre de Moraes também veta uso de redes sociais pelo ex-presidente
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (18) uma série de medidas restritivas contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), incluindo a proibição de manter contato com o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), seu próprio filho.
A decisão também impede Bolsonaro de utilizar redes sociais, além de obrigá-lo a usar tornozeleira eletrônica. As ordens foram cumpridas pela Polícia Federal na residência do ex-presidente, em Brasília, e na sede nacional do Partido Liberal.
Proibição de contato com Eduardo está ligada a outra investigação
As medidas cautelares determinadas por Moraes não estão relacionadas à ação penal que julga a tentativa de golpe de Estado atribuída a Bolsonaro, mas sim a um processo no qual Eduardo Bolsonaro é investigado por sua atuação nos Estados Unidos.
O despacho do ministro estabelece ainda que Jair Bolsonaro deve permanecer em casa entre 19h e 7h, e está proibido de se aproximar de embaixadas ou manter comunicação com diplomatas estrangeiros, bem como com outros investigados pelo STF.
Defesa se manifesta
Em nota divulgada nesta manhã, a defesa do ex-presidente afirmou ter recebido “com surpresa e indignação” a decisão. Os advogados alegam que Bolsonaro sempre cumpriu todas as determinações do Judiciário e que se pronunciarão oficialmente após terem acesso ao conteúdo completo da decisão.
“A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu com surpresa e indignação a imposição de medidas cautelares severas contra ele, que até o presente momento sempre cumpriu com todas as determinações do Poder Judiciário”, diz o comunicado.
As restrições fazem parte de uma nova fase de investigação que tramita sob sigilo no Supremo.
*Com informações de O Globo
Leia mais:
PF cumpre mandados contra Bolsonaro e STF impõe uso de tornozeleira eletrônica
Haddad diz que Brasil não pode pagar preço por Bolsonaro
Trump volta a elogiar Bolsonaro e diz que não conversará com Lula por enquanto
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

