Programação do governador incluiu reuniões com representantes do PNUD e do Ministério do Meio Ambiente
Na última quarta (22) e quinta-feira (23), o governador do Amazonas, Wilson Lima, participou de uma série de reuniões na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Água, em Nova York.
Durante a programação, o governador buscou parcerias para aperfeiçoar o desenvolvimento sustentável do Amazonas, assim como a gestão de seus recursos hídricos. Na ocasião, Wilson Lima destacou, ainda, os avanços do Governo do Amazonas na distribuição de água potável em cidades do interior por meio de programas como o Água Boa, em vigor desde 2019.
Lima avaliou que as ações executadas por seu governo estão de acordo com os temas abordados na conferência da ONU, e que novas parcerias são importantes para continuar o avanço sustentável do estado.
A comitiva do Amazonas, formada também pelo o secretário da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), o presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Armando do Valle, e o secretário-chefe da Casa Civil, Flávio Antony Filho, é a única que conta com um chefe do Executivo estadual brasileiro na conferência.
“Nós temos a maior reserva de água doce do planeta, mas isso não nos deixa fora dos problemas que o mundo enfrenta, como poluição e dificuldade de conseguir água potável. Esses também são problemas comuns ao Amazonas e a gente está trabalhando para superar essas dificuldades no sentido de proteger os nossos recursos e também prover água, principalmente, àquelas comunidades mais isoladas”, afirmou Wilson Lima, por meio de assessoria.
Ainda na quarta-feira (22), a agenda do governador incluiu a participação de encontros com representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), agência da ONU responsável pelo desenvolvimento humano e combate à pobreza. Após a reunião, também conversou com integrantes do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA).
Já na quinta-feira (23), Wilson Lima participou de painéis sobre água, clima e cooperação científica e água. Ele visitou, ainda, o espaço que trata dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) para o plano global da ONU que serve de referência para toda a comunidade internacional, a Agenda 2030.
Leia mais:
Conferência da ONU sobre Água: Wilson Lima está em NY
Água Branca: o respirar do último igarapé urbano limpo de Manaus