Em resposta a um pronunciamento do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) informou que mantém atuação contínua no Estado do Rio de Janeiro desde outubro de 2023, por meio do envio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). A medida, regulamentada pela Portaria MJSP nº 766, de 12 de dezembro de 2023, segue em vigor até 16 de dezembro de 2025, com possibilidade de renovação.
De acordo com o ministério, todos os 11 pedidos de renovação feitos pelo governo estadual para permanência da Força Nacional foram atendidos. O apoio inclui ações conjuntas com órgãos federais e estaduais no combate à criminalidade e no fortalecimento da segurança pública.
Resultados das operações da Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) realizou, somente em 2025, 178 operações no estado, sendo 24 relacionadas ao tráfico de drogas e armas. As ações resultaram em 210 prisões, das quais 60 ligadas diretamente a investigações sobre o tráfico.
No mesmo período, foram apreendidas 10 toneladas de drogas e 190 armas de fogo, incluindo 17 fuzis. A PF também confiscou 600 peças e acessórios de armamentos, suficientes para a montagem de cerca de 30 fuzis. Segundo o MJSP, os números refletem o esforço contínuo no enfrentamento ao crime organizado e na redução do poder bélico de facções criminosas.
Entre 2024 e 2025 (até outubro), a PF cumpriu 855 mandados de prisão, sendo 462 em 2024 e 393 em 2025.
Cláudio Castro aponta para governo federal
Os dados foram divulgados pelo MJSP após o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, acusar o governo federal, especialmente Lula, de ignorar pedidos de atuação contra o crime organizado no Rio de Janeiro.
“O Rio está completamente sozinho nessa luta hoje”, afirmou Castro em coletiva à imprensa concedida ainda nesta terça-feira (28).
Ainda segundo o governador, “é fácil criticar” o estado quando o governo “está excedendo sua competência”. “Se tiver que exceder, excederemos mais ainda para proteger a nossa população”, disse.
Leia mais:
Megaoperação no Rio tem policial morto, civis baleados e criminosos usando drones-bomba
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

