Os rios do Amazonas já são conhecidos por sua riqueza aquática. Durante os meses de setembro a dezembro, as águas escuras da região são o destino certo de diversos turistas que procuram um recanto para a prática da pesca esportiva.
Quando o rio começa a secar, pescadores esportivos do mundo todo vêm em busca do peixe mais cobiçado da Amazônia: o tucunaré-açu.
A atividade é regulamentada pelo Decreto nº 39.125/2018, que permite aos pescadores utilizar métodos e técnicas de pesca não degradantes para os estoques pesqueiros e ambientes aquáticos, estimulando a gestão participativa nas atividades de pesca esportiva e recreativa e garantindo a perpetuação e a reposição dos estoques pesqueiros.
Pesca esportiva e a economia
De acordo com dados da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), o Amazonas espera receber 30 mil turistas para a temporada deste ano, com expectativa de movimentar R$ 500 milhões em receita direta e indireta para o estado.
Atualmente, o Amazonas conta com 25 municípios para a prática da pesca esportiva, sendo alguns: Barcelos, Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã e Santa Isabel do Rio Negro.
Roteiro de atividades
As atividades se iniciam bem cedo para que a prática esportiva seja aproveitada ao máximo. Às 5:30 já é possível ver movimentações entre os hotéis e barcos. A pescaria continua até as 18h, com retorno das voadeiras para a base. Essa rotina se repete por cinco ou seis dias – até o luau de despedida.
Além da pescaria, os turistas podem explorar a cultura da Amazônia e tomar um bom banho de rio. Para os que optam pelos barcos hotéis, é possível desfrutar da paisagem de mata preservada e muitos animais, como jacarés, revoadas de araras, tucanos ou onças.
Barcelos é a principal escolha para os pescadores amadores e profissionais. Para quem vem de outras capitais, a opção mais comum é um voo para Manaus e, em seguida, transportar-se ao município escolhido por meio dos transportes fluviais, barcos ou lanchas. No caso de Barcelos é possível acessar por meio de transporte aéreo.
Onde se hospedar?
Os custos vão depender da estrutura e serviços que você deseja. Confira algumas opções:
Possui dois barcos hotéis a partir de Barcelos e Santa Isabel. Tem exclusividade no Rio Jurubaxi, afluente do Rio Negro. Os barcos oferecem camarotes duplos com ar-condicionado e banheiro.
Contato: (92) 98199-0641
Opera a partir de Santa Isabel em barco hotel com cabines duplas, ar-condicionado e banheiro.
Contato: (11) 99327-8894.
A partir de Barcelos e Nova Olinda em três barcos com cabines duplas, ar-condicionado e banheiro.
Contato: (11) 98991-8990.
Diferentemente das opções anteriores, esta é uma pousada. Ela possui 20 apartamentos com ar-condicionado e banheiro. Fica entre Barcelos e Santa Isabel.
Contato: (92) 99221-7219.
É um hotel recém-construído na área do Rio Arirarrá, afluente do Negro.
Contato: (92) 98530-4867.
A partir de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro em três barcos com cabines duplas, ar-condicionado e banheiro.
Contato: (16) 99773-6639.
Confira como é feita um roteiro partindo de Barcelos
Segundo o Kalua Barco Hotel, o pacote tem duração de nove dias, sendo seis dias efetivos de pesca. Confira:
KALUA I (Pescaria inicia aos domingos)
- 1º dia: em horário bem cedo, a ser definido, transfer do grupo para o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, para embarque em voo fretado para Barcelos. Na chegada em Barcelos, translado ao porto e embarque, com início imediato da navegação. Pesca-se na parte da tarde após almoço (½ dia de pesca) até as 18h;
- 2º dia ao 6º dia, após café da manhã, pesca das 6h às 18h;
- 7º dia: após café da manhã, pescaria até meio-dia (½ dia de pesca). Depois do almoço no barco, desmonte das tralhas, desembarque e hospedagem para pernoite em hotel de Barcelos (incluído no pacote), em acomodações duplas com ar-condicionado e televisão. Restante da tarde e noite livres em Barcelos (despesas por conta dos clientes);
- 8º dia: após café da manhã, translado ao aeroporto para voo de regresso a Manaus. Fim de nossos serviços.
- No 4º ou 5º dia, dependendo das condições climáticas, será oferecido um luau aos clientes no jantar.
Leia mais:
Pesca no Amazonas recebe investimentos
Tucunaré é escolhido como símbolo da pesca esportiva em Manaus
Curso gratuito de guia de pesca esportiva vai capacitar piloteiros no AM
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook