sábado, março 2, 2024
24.3 C
Manaus
InícioPoderWilson Lima anuncia antecipação do Auxílio Estadual e anistia a produtores

Wilson Lima anuncia antecipação do Auxílio Estadual e anistia a produtores

Publicado em

Publicidade

Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (03/10), o governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou uma série de medidas para mitigar os impactos da estiagem no estado. Entre as medidas, está a antecipação do pagamento do Auxílio Estadual para a próxima sexta-feira (06/10) e a anistia a produtores rurais com empréstimos na Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

As ações visam proporcionar assistência imediata às famílias afetadas pela seca que já afeta cerca de 200 mil pessoas, correspondendo a 50 mil famílias.

Antecipação do pagamento e anistia

Uma das principais iniciativas é a antecipação do pagamento do Auxílio Estadual deste mês, normalmente realizado no dia 15, para a próxima sexta-feira (06/10). O benefício será estendido a todos os beneficiários, tanto da capital quanto do interior.

Além disso, um Projeto de Lei será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) com o propósito de conceder remissão e renegociar dívidas de operações de crédito junto à Afeam. Essa medida, se aprovada, representará um montante de R$ 9,6 milhões e beneficiará produtores rurais, micro e pequenos empresários, bem como profissionais autônomos de baixa renda impactados pela estiagem.

Mortes de botos

Outras ações incluem investigar a causa da morte de botos e peixes, com a colaboração dos fiscais do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e o apoio do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas, bem como o fornecimento de um boletim diário com informações atualizadas sobre a situação da seca.

Operação Beruri

O governador também anunciou atualizações sobre a Operação Beruri, que visa prestar assistência aos moradores da comunidade do Arumã, em Beruri (a 173 quilômetros de Manaus). Cerca de 40 servidores do Estado estão mobilizados na área afetada por um desbarrancamento, e serão entregues mais itens alimentícios, produtos de higiene pessoal e suprimentos essenciais às famílias afetadas ao longo desta semana.

Além disso, o governador informou que uma comitiva do Governo Federal, liderada pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e ministros, visitará o estado para discutir o apoio às ações do Governo do Estado no combate à seca. Durante a visita, eles realizarão um sobrevoo na Região Metropolitana e visitarão comunidades impactadas pela seca.

A iniciativa visa fornecer um atendimento mais ágil e eficaz às comunidades que enfrentam dificuldades no transporte, acesso a alimentos e água devido à seca no Amazonas. O governador ressaltou a importância da colaboração entre as autoridades locais, o setor produtivo e a sociedade civil para enfrentar essa situação crítica.

A reunião em que essas medidas foram anunciadas ocorreu durante a sessão do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental e contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza, secretários e gestores dos órgãos estaduais, incluindo o secretário executivo de Defesa Civil do Amazonas, Cel Francisco Máximo, e a deputada estadual Alessandra Campelo.

Leia mais:
Estiagem severa aumenta risco de desmoronamento; entenda
Alunos impactados pela estiagem recebem Merenda em Casa

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...

Concurso da Caixa: inscrições já começam; veja como participar

A Caixa Econômica Federal iniciou as inscrições para seu novo concurso, disponibilizando mais de...

Mais como este

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...