sábado, abril 20, 2024
27.3 C
Manaus
InícioAmazôniaAplicativo vai mapear situação da fauna aquática no AM

Aplicativo vai mapear situação da fauna aquática no AM

Publicado em

Publicidade

O Governo do Amazonas e o Governo Federal estão lançando um projeto conjunto para mapear a situação da fauna aquática no estado, especialmente devido à seca dos rios. Esta iniciativa será apoiada por um aplicativo de acesso público, que permitirá aos cidadãos registrar informações preliminares sobre problemas relacionados à fauna em suas localidades. O objetivo principal é orientar ações para mitigar os danos causados às espécies.

Essa parceria envolve a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), o setor de Emergência Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF).

O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, destacou que essa iniciativa é resultado das conversas entre o Governo do Amazonas e a Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A intenção é identificar os problemas de forma mais rápida, a fim de reduzir o impacto das mudanças climáticas na fauna aquática do estado.

“Estamos mobilizados para minimizar o problema da mortandade de mamíferos aquáticos e evitar que o que aconteceu em Tefé se repita em outras áreas. Este aplicativo está sendo desenvolvido para atender essa demanda, permitindo que trabalhemos em conjunto com as comunidades e instituições que atuam no interior do estado neste mapeamento”, ressaltou Taveira.

Mortandande da fauna aquática

Em setembro, o superaquecimento das águas causou a morte de muitas espécies de peixes e mamíferos, incluindo botos cor-de-rosa e boto tucuxi. O monitoramento em colaboração com o Governo Federal tem como objetivo evitar que essa tragédia se espalhe por outros municípios, considerando as previsões de agravamento do El Niño, relacionado ao aquecimento anormal do Atlântico Norte.

A primeira reunião do grupo de trabalho ocorreu no dia 6 de outubro e contou com a presença do técnico de Emergência Ambiental do Ibama, José Carlos Mendes de Morais. Ele explicou: “Viemos a convite do Governo do Estado para criar um sistema de comando de incidentes, que é uma ferramenta de gestão na qual planejaremos a melhor resposta possível em conjunto com outras instituições”.

Aplicativo

O projeto terá início por meio do aplicativo desenvolvido pelo Censipam, projetado para apoiar órgãos que atuam juntos em operações relacionadas a crimes ambientais e desastres ambientais. O aplicativo, disponível para sistemas Android e iOS, permitirá que membros institucionais e a população em geral relatem ocorrências, incluindo o envio de fotos, informações sobre espécies afetadas e detalhes sobre a localização geográfica do incidente.

“Este aplicativo nos fornecerá informações em tempo real sobre a situação das mortes de animais. Com base nesses dados, poderemos direcionar nossas ações de forma mais eficaz”, afirmou o técnico de Emergência Ambiental do Ibama.

As informações registradas serão processadas e consolidadas em uma Sala de Situação localizada na sede da Sema. Isso permitirá a geração de informações essenciais para orientar ações e estratégias integradas de apoio.

O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links:

Leia mais:
Conheça as doenças comuns no período de vazante dos rios
Em Tefé, mais de 100 botos são encontrados mortos devido à seca
Estiagem severa aumenta risco de desmoronamento; entenda

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Isabelle retorna a Manaus neste sábado após o BBB24

Após conquistar o terceiro lugar no Big Brother Brasil (BBB24), da Rede Globo, Isabelle...

Vacinação contra dengue encerra para público de 4 a 59 anos em Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que as doses da vacina contra dengue para pessoas...

Veja a programação da Casa de Praia Zezinho Corrêa para o fim de semana

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, um espaço gerido pela Prefeitura de Manaus através...

Amazonas: Boletim aponta aumento de casos de Síndrome Respiratória

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado recentemente, ressalta um cenário preocupante...

Mais como este

Isabelle retorna a Manaus neste sábado após o BBB24

Após conquistar o terceiro lugar no Big Brother Brasil (BBB24), da Rede Globo, Isabelle...

Vacinação contra dengue encerra para público de 4 a 59 anos em Manaus

A Prefeitura de Manaus informa que as doses da vacina contra dengue para pessoas...

Veja a programação da Casa de Praia Zezinho Corrêa para o fim de semana

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, um espaço gerido pela Prefeitura de Manaus através...