sábado, junho 15, 2024
32.3 C
Manaus
InícioExplicandoExplicando: Maio Laranja, uma campanha contra o abuso infantil

Explicando: Maio Laranja, uma campanha contra o abuso infantil

Publicado em

Publicidade

O governo do Amazonas e a prefeitura de Manaus iniciaram, ao longo desta semana, a campanha anual do Maio Laranja, o mês de combate ao abuso e à exploração sexual infantil no Brasil. Você conhece a iniciativa?

O Maio Laranja foi estabelecido em todo o território nacional pela Lei Federal n° 14.432, de agosto de 2022, mas a campanha já existe desde 2010. O mês foi escolhido por conta do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, firmado em 18 de maio desde o ano 2000.

Dia nacional de combate ao abuso infantil

A data, por sua vez, foi escolhida em homenagem ao Caso Araceli, um crime brutal ocorrido em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória-ES. Araceli Cabrera Crespo, uma menina de apenas 8 anos de idade, foi sequestrada, estuprada e brutalmente assassinada. Seu corpo foi encontrado carbonizado dias depois do desaparecimento.

Apesar de existirem provas contra famílias influentes do Espírito Santo, apenas os dois principais suspeitos do crime, Paulo Constanteen Helal e Dante de Barros Michelini, foram condenados. Mesmo assim, as duas sentenças foram anuladas. O caso chocou o país pela brutalidade e pelo descaso com a violência infantil.

Maio Laranja

De acordo com dados da Fundação Maio Laranja, a maior Organização da Sociedade Civil (OSC) relacionada à campanha, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no Brasil, o que representa 3 vítimas a cada hora. Entre esses casos de violência, 51% são cometidos contra crianças entre 1 a 5 anos de idade.

Há, ainda, dados que surgerem que somente 7,5% dos dados chegam a ser denunciados às autoridades, ou seja, estes números na verdade são muito maiores.

Por isso, o Maio Laranja surgiu como um movimento coletivo de conscientização sobre a questão. Durante este período, são realizadas diversas ações educativas, palestras, seminários, campanhas de mídia e mobilizações sociais para alertar sobre a importância da prevenção e denúncia do abuso sexual contra crianças e adolescentes.

Maio Laranja no Amazonas

No Amazonas, o governo e as prefeituras geralmente incluem oficinas, palestras e apresentações culturais sobre o tema. Na edição 2024 da campanha, o Maio Laranja foi aberto com uma oficina de cartares de flór gébera, o símbolo do movimento, e uma série de palestras promovidas pelo Conselho Tutelar e destinadas a pais e responsáveis de crianças.

A oficina alusiva ao Maio Laranja, em Manaus.
A oficina alusiva ao Maio Laranja, em Manaus. FOTO: Marcos Vasconcelos/Seas

A conselheira tutelar da Zona Sul de Manaus, Kiky Anjos, explicou que a vigilância é ponto fundamental para quem tem filhos menores:

“De cada dez abusos, sete acontecem dentro de casa, daí a necessidade de qualquer mudança de comportamento observada em crianças/adolescentes investigar e ficar em alerta”, explicou a conselheira.

Manaus

Já a Prefeitura de Manaus iniciou o Maio Laranja no dia 3 de maio, com um evento aberto e ao ar livre no Largo São Sebastião; Na ocasião, houve uma apresentação teatral em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e uma conversa com autoridades municipais.

Evento de abertura do Maio Laranja em Manaus.
Evento de abertura do Maio Laranja em Manaus. FOTO: Valdo Leão/Semcom

“O nosso trabalho quanto a proteção de crianças em situação de violência sexual é o de acompanhamento junto aos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), para o atendimento e acompanhamento das famílias para que possam superar a violação sofrida. Também atuamos junto a serviços de acolhimento para crianças e adolescentes, que atendem crianças em situação de medida protetiva, que uma vez violadas acabam não podendo voltar para suas residências.”, explicou Neila Sardinha, diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE).

Leia mais:
Explicando: Por que o TikTok pode ser banido dos Estados Unidos?
Explicando: Musk, Alexandre de Moraes e a soberania nacional
Explicando: polêmica do mapa-mundi do IBGE

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...

Operação na Base Arpão 2 leva à maior apreensão de drogas no AM

Apreensão recorde de droga no Amazonas As Forças de Segurança do Amazonas realizaram a maior...

Mais como este

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...