O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Roberto Cidade (UB), voltou a cobrar sobre a conclusão dos trabalhos da BR-319, assim como os prazos para a reconstrução das pontes. O assunto foi tema no retorno dos trabalhos na Aleam.
O deputado ressaltou que irá convocar o representante local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para apresentar esclarecimentos na Assembleia. Para o parlamentar, a BR-319 é fundamental para o Amazonas.
“Muitos falam que vão pavimentá-la e que ela vai voltar a ser trafegável, mas faz cinco anos que estou nessa Casa e todos os anos trato sobre o tema BR-319 porque ela nunca é, de fato, recomposta”, afirmou.
Outros parlamentares também se posicionaram com Roberto Cidade, como os deputados estaduais Comandante Dan (Podemos), Abdala Fraxe (Avante), João Luiz (Republicanos), Thiago Abrahim (UB) e Rozenha (PMB) – que ressaltou a dificuldade na logística que o estado sofre.
“Não podemos ser tratados como um estado de segunda categoria. Por que essa rodovia não sai? A rodovia já existe há quase 50 anos. O que falta é vontade política. Se nosso estado tivesse essa rodovia, não teríamos sofrido tanto com a vazante do ano passado, em que toda a logística do estado foi prejudicada. A BR-319 fez e faz muita falta para nós”, afirmou o deputado Rozenha.
Retrospectiva dos últimos acontecimentos
No final de ano de 2022, as duas pontes dos rios Curuçá e Autaz-mirim, que fazem ligação à BR-319 desabaram. A ponte sobre o Rio Curuçá desabou em setembro de 2022. A queda da estrutura deixou cinco mortos e 14 pessoas feridas. Menos de duas semanas depois, a ponte Autaz Mirim, também caiu na BR-319. Ninguém ficou ferido.

No início do ano de 2023, o Governo Federal instruiu o Plano de 100 dias , que previa investimento de mais de R$ 1,7 bilhão em todo o país, incluindo a BR-319. Na época, o Ministério dos Transportes afirmou que a ação contemplava a elaboração de projetos básicos e executivos de engenharia, o cumprimento de obrigações e condicionantes requeridas no processo de licenciamento ambiental, além da execução de obras de implantação de portais terrestres.
Em março, o Ministério dos Transportes abriu dispensa de licitação para reconstruir as duas pontes. Com o prazo estabelecido pelo Dnit de um ano a contar da instalação do estado de emergência, que ocorreu em outubro de 2022, cerca de 180 mil famílias continuaram sendo prejudicadas com o abastecimento de combustível e mercadorias, transportes de doentes por ambulâncias.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/w/d/7B8tYUQcOOso08E52xQw/atoleiro-br319-7127959-celular-1023-.jpg)
No meio de ano de 2023, as obras encontravam-se paradas, e em novembro foi criado um novo grupo para discutir a situação da BR, apresentando propostas e soluções.
O governo federal anunciou na última quinta (08), os investimentos da nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – o programa prevê aporte de R$ 1,4 trilhão até 2026 em projetos espalhados por todo o Brasil, mas a rodovia ficou de fora.
Próximos passos
Em entrevista à BandNews Difusora, o superintendente do Dnit/AM, Orlando Machado, afirmou que a pavimentação do Lote C da BR-319 deve começar no período da seca, em 2024.
Ele afirmou ainda que o Dnit planeja reconstruir as duas pontes que desabaram em trechos da BR até outubro deste ano e liberar o tráfego nas áreas afetadas.
Quanto ao grupo de trabalho, criado em novembro de 2023, três reuniões já foram feitas para apresentar propostas para os problemas da rodovia.
Leia mais:
BR-319: continuidade das obras depende do DNIT, diz presidente do Ibama
Wilson pede a Alckmin e ministros asfaltamento da BR-319
Rede de ramais no sul da BR-319 é 6 vezes maior que a rodovia
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook