Localizada na terra das cachoeiras do Amazonas, a Cachoeira do Mutum, é ponto turístico e local bastante procurado para os que buscam se conectar à natureza.
Cachoeira do Mutum no Amazonas
A Cachoeira do Mutum atraí turistas devido suas piscinas naturais, ou jacuzzis escondidas. São cerca de onze piscinas em círculo, que podem chegar a até sete metros de profundidade.
Os buracos ficam acima da água corrente. Não podemos esquecer, ainda, da forte queda d’água da Cachoeira, renovando quem precisa. A cachoeira fica em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), em Balbina, distrito de Presidente Figueiredo.
Onde Fica a Cachoeira do Mutum?
A Cachoeira do Mutum está localizada em Presidente Figueiredo, 107km da capital do Amazonas. Ela fica no km 54 da estrada AM-240.
Atração no Estado do Amazonas
Por todos esses motivos, o local tem atraído vários moradores locais e turistas nacionais. Ele funciona diariamente, das 8h às 17h. O ingresso custa em torno de R$ 25 por pessoa, além da taxa extra para o transporte. Você pode conferir mais informações na rede da empresa, inclusive se você deseja um acompanhamento guiado ao local.
A melhor época para vai de julho a novembro, quando o nível das águas é mais baixo, podendo então, usufruir melhor das piscinas naturais.
Roteiro para Explorar a Cachoeira do Mutum
O acesso à região depende das condições climáticas. Se a estrada estiver em boas condições, é possível acessar o local por carro. Caso contrário, é necessário realizar uma trilha de 6km, com pontos de subidas e descidas. Se você for em um período de chuvas, é possível encontrar trechos com bastante lama.
A caminhada pela trilha é uma excelente opção para os que buscam aproveitar a vivência ao máximo e curtir a beleza natural. A Cachoeira do Mutum é um lugar para relaxar e descansar, portanto, entregue-se à experiência.
Experiência de Ecoturismo no Amazonas
O Amazonas abriga a maior floresta tropical do mundo, com diversidade na fauna e flora. Além das cachoeiras, é possível explorar o Ecoturismo na Amazonas, com atividades como pesca, observação de botos, visitação ao Encontro das Águas ou visitação à tribos locais indígenas.
A combinação da natureza, preservação e turismo surge como potencial para o turismo ecológico na região. Ao unir esses elementos, promove-se a conscientização e a valorização do vasto patrimônio natural que a Amazônia abriga.
Boi Caprichoso: Conheça o Livro Premiado sobre o Boi Bumbá
Estudo estima 10 mil sítios arqueológicos escondidos no AM
Expedição científica analisa bacias de água em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook