A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) concedeu, pela primeira vez, o título de doutorado em educação a uma mulher indígena.
Líder do povo Tukano, a professora Alva Rosa Lana Vieira defendeu a tese “Política dos territórios etnoeducacionais no Amazonas: perspectiva para efetivar a Educação Escolar Indígena”.
A defesa foi realizada no último dia 30 de janeiro, na Casa dos Saberes da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN), em São Gabriel da Cachoeira, município amazonense considerado o de maior predominância de indígenas no Brasil.
A professora Alva Rosa Lana Vieira concentra suas pesquisas na área de Educação Escolar Indígena. É licenciada em Matemática, com especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2008). Possui mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2017) e doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Amazonas (2023).
Território indígena na Universidade
A doutora em Educação afirma que seu trabalho aponta a necessidade de se elaborar, urgentemente, uma efetiva política de Educação Escolar Indígena no Amazonas.
“Há mulheres indígenas no Amazonas que obtiveram o título de doutorado em Universidades de outras partes do Brasil, mas ter o título de doutorado em Educação pela UFAM significa marcar território indígena na universidade, significa mostrar que nós, indígenas, existimos, somos resistentes, mesmo com toda política anti-indígena sofrida nos últimos quatro anos do governo federal”, declarou a pesquisadora.
Leia mais:
Governo do AM anuncia construção de Escolas da Floresta
Fundo Amazônia recebe R$ 3,3 bilhões em doações