terça-feira, julho 23, 2024
33.3 C
Manaus
InícioEleições 2024Brasil implementará medidas para melhorar qualidade do ar nas cidades

Brasil implementará medidas para melhorar qualidade do ar nas cidades

Publicado em

Publicidade

A qualidade do ar no Brasil será monitorada e deverá se adequar aos padrões de proteção à saúde da população e do meio ambiente em todo o país. O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) organizou um calendário com cinco etapas para que o país alcance o padrão de qualidade do ar determinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2021.

Qualidade do ar

Segundo a última atualização do banco de dados da OMS, em 2022, 99% da população mundial respira níveis insalubres de material particulado fino e dióxido de nitrogênio, substâncias capazes de causar impactos cardiovasculares, cerebrovasculares e respiratórios.

Em maio de 2022, o Supremo Tribunal Federal, motivado por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, considerou muito permissivos os padrões adotados no país, que favoreciam altos níveis de contaminação atmosférica, e determinou a revisão dos parâmetros em 24 meses. Caso contrário, as diretrizes da OMS passariam a vigorar imediatamente.

Resolução

A resolução aprovada pelo Conama, ainda não publicada, define as datas em que padrões intermediários de emissão de poluentes serão tolerados até que o padrão de qualidade nacional seja atingido. A primeira etapa deverá ser concluída até 31 de dezembro de 2024, com as três etapas seguintes previstas para os dias 1º de janeiro dos anos de 2025, 2033 e 2044. A última etapa poderá ser antecipada ou prorrogada em até quatro anos, a depender da efetivação da quarta etapa.

O secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade do Ar do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Adalberto Maluf, afirma que mudanças devem ser feitas o quanto antes: “A cada ano que postergamos a entrada de prazos e ações significa mais mortes e perda de expectativa de vida.”

A medição da qualidade do ar deverá quantificar substâncias como fumaça, monóxido de carbono, partículas suspensas, materiais particulados, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio, ozônio e chumbo. A unidade de medida padrão será micrograma por metro cúbico (µg/m³), com exceção do monóxido de carbono, que será medido por partes por milhão (ppm).

Política de qualidade do ar

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) informou em nota que a nova resolução está alinhada à Política Nacional de Qualidade do Ar, estabelecida em maio deste ano. Os novos padrões de qualidade do ar também contribuirão para avanços em políticas públicas como o Plano Clima, que guiará a política climática brasileira até 2035, o Plano de Transformação Ecológica e a Nova Indústria Brasil.

Após a publicação da resolução no Diário Oficial da União, o ministério e os órgãos ambientais estaduais e distrital terão até 18 meses para atualizar e publicar o Guia Técnico para Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ar. Este documento determinará métodos, periodicidade e localização da coleta de amostras para consolidação dos dados que constarão em relatórios de avaliação da qualidade do ar.

O primeiro relatório deverá ser consolidado quatro anos após o estabelecimento da etapa que define o padrão intermediário da terceira etapa do calendário estabelecido pelo Conama.

Leia mais:
CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

Enem 2024: Amazonas registra mais de 122 mil inscritos
Abono do PIS/Pasep para nascidos em julho e agosto será liberado hoje (17)

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Faceboo

Últimas Notícias

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...

Manaus se destaca pela redução de perdas de água

Estudo do Instituto Trata Brasil revela queda de 26 pontos percentuais nos últimos anos Manaus...

Mais como este

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...