quarta-feira, dezembro 4, 2024
29.3 C
Manaus
InícioAmazôniaMeio AmbienteGoverno anuncia redução nos focos de calor após ação na Região Metropolitana...

Governo anuncia redução nos focos de calor após ação na Região Metropolitana de Manaus

Publicado em

Publicidade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou uma significativa redução no número de focos de calor na região metropolitana de Manaus, após o reforço de efetivo para combater incêndios. Durante os dias 8 a 10 de outubro, foram registrados 415 focos de calor nessa área, um número que diminuiu para 28 entre os dias 11 e 15 deste mês.

O governador Wilson Lima destacou a contribuição das chuvas recentes e da intensificação das ações para mitigar o problema. Ele afirmou: “A gente tem um conjunto de situações, primeiro essa ação que se intensificou e também as chuvas que caíram nos últimos dias ajudaram a diminuir sensivelmente a questão desses focos de calor aqui na região metropolitana.”

Esses dados foram apresentados durante uma reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental, liderado pelo governador. Durante o encontro, Wilson Lima também anunciou um encontro com o vice-presidente Geraldo Alckmin, marcado para a quarta-feira, 18 de outubro.

O governador informou: “Conversei ontem (16) com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e amanhã nós vamos ter uma reunião em Brasília, juntamente com outros ministros que estão tratando dessa questão da estiagem aqui no estado do Amazonas, para apresentarmos um status de como é que o estado está hoje, das ações que já foram feitas, e aí o vice-presidente deve fazer alguns outros anúncios.”

Wilson Lima também mencionou uma conversa telefônica com o ministro Sílvio Costa (Portos e Aeroportos), que assegurou o início dos trabalhos de dragagem no trecho do rio Amazonas conhecido como Tabocal, próximo a Itacoatiara, por onde passam navios com insumos para a Zona Franca de Manaus.

A reunião do Comitê contou com a presença do vice-governador Tadeu de Souza, do secretário executivo de Defesa Civil, coronel Francisco Máximo, e outros secretários e gestores do governo. Durante o encontro, foram atualizadas as ações do governo para minimizar o impacto da estiagem em áreas afetadas.

Segundo o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, setembro foi o mês mais seco do ano no Amazonas, com 675 focos de calor registrados na primeira quinzena de outubro. O governador determinou uma ação coordenada entre a Secretaria de Segurança Pública, o Ipaam e o Corpo de Bombeiros para conter os crimes ambientais, resultando na redução dos focos de calor.

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, desde 12 de julho até 15 de outubro, foram combatidos 2.386 incêndios no estado, sendo 695 na capital e 1.691 no interior.

O boletim do Comitê aponta que 57 municípios já estavam em situação de emergência e três em alerta, afetando aproximadamente 557 mil pessoas. O governo estadual tem fornecido ajuda humanitária, incluindo cestas básicas e alimentos para alunos afetados pela estiagem.

O rio Negro registrou a maior vazante da história, enquanto o rio Solimões apresentou um aumento no nível de água devido às chuvas nos rios peruanos Maranon e Ucaialy. A Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, voltou a operar devido ao aumento no volume de água proveniente dos rios das cabeceiras, provocado pelas últimas chuvas.

Para acompanhar esses dados e ações de monitoramento climático no estado, o governo do Amazonas lançou o Painel do Clima, uma plataforma de informação sobre as ações de monitoramento, combate e prevenção aos fenômenos climáticos no estado.

Leia mais:
Seca no Amazonas: fábricas podem parar
Qualidade do ar em Manaus passa de moderada para ruim
Governo libera R$ 324,3 milhões para afetados pela seca no AM

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Presidente da Coreia do Sul revoga lei marcial após veto da Assembleia Nacional

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, anunciou pela TV na tarde desta...

Entenda o que é a Lei Marcial e sua aplicação na Coreia do Sul

A Lei Marcial é uma medida excepcional adotada por governos em situações como guerras,...

Anatel autoriza expansão do 5G para todo o Brasil

A Anatel autorizou a ativação do 5G em todos os municípios brasileiros. A liberação...

PEC das Praias volta à pauta do Senado: entenda a polêmica

Após meses engavetada, a PEC 3/2022, conhecida como PEC das Praias, retorna à discussão...

Mais como este

Presidente da Coreia do Sul revoga lei marcial após veto da Assembleia Nacional

O presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, anunciou pela TV na tarde desta...

Entenda o que é a Lei Marcial e sua aplicação na Coreia do Sul

A Lei Marcial é uma medida excepcional adotada por governos em situações como guerras,...

Anatel autoriza expansão do 5G para todo o Brasil

A Anatel autorizou a ativação do 5G em todos os municípios brasileiros. A liberação...