Mesmo com as fortes chuvas que caem em Manaus durante o mês de fevereiro, a Prefeitura de Manaus afirmou que o novo sistema de drenagem já está ativo na avenida Djalma Batista, após cinco dias de trabalho.
O cronograma de atividades na área, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), adiantou e segue agora para a fase de reitero, compactação do solo e assentamento de rio-rap.
A obra iniciou no dia 15 deste mês e tem previsão de durar 20 dias. Ela foi planejada para um trecho da avenida Djalma Batista que cedeu. De acordo com a Prefeitura, a antiga tubulação não suportou a força da água das chuvas e do igarapé do Bindá, que cruza por baixo da via.
Em nota, a Prefeitura informou que as duas linhas antigas de tubulação em ferro foram substituídas por novas aduelas em concreto armado. A etapa de retirada do tubo antigo e implantação de novo sistema foi finalizada na tarde de domingo, 19 de fevereiro.
À noite, na sequência, as equipes concluíram o isolamento das aduelas com manta geotêxtil e distribuição de farofa (mistura de cimento com areia) no entorno.
Acidente
Ainda durante a noite deste domingo, um homem invadiu o trecho interditado e caiu, com o carro, no canteiro de obras da avenida. Em um vídeo que circulou nas redes sociais, o homem aparentava estar embriagado e não sofreu ferimentos.
A Prefeitura informou que nem os trabalhadores, e nem o maquinário atuavam no trecho quando o ocorrido aconteceu.
Obras seguem
De acordo com a Prefeitura, a equipe de trabalhadores da obra aumentou para 150 trabalhadores, diariamente envolvidos na obra, e contam com o auxílio de 12 máquinas.
“As equipes já estão enchendo os sacos de rip-rap com farofa para começar o encabeçamento da drenagem. Todas as aduelas foram assentadas. O trabalho é árduo, mas é dessa forma que a gente segue, virando noite e dia, conforme determina o prefeito David Almeida”, ressaltou, por meio de nota, o secretário da Seminf, Renato Júnior.
Leia mais:
Amom critica falta de planejamento em obra da Av. Djalma Batista
Obras em trecho da Av. Djalma Batista começam na quarta-feira (15)
Avenida Djalma Batista será interditada por 15 dias para obra emergencial