Mesmo que o Brasil tenha perdido posições em relação a 2022, a Ufam não só permaneceu entre as melhores como subiu de colocação
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alcançou uma posição de destaque no ranking global de universidades, divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR). A instituição ocupa a 1939ª posição entre as duas mil melhores universidades do mundo e a 54ª posição entre as instituições de ensino superior do Brasil presentes no ranqueamento.
O levantamento, que envolveu mais de 20.000 instituições de ensino, é considerado o maior do mundo nesse segmento. O CWUR avalia a qualidade da educação, o emprego de ex-alunos, a excelência do corpo docente e o desempenho de pesquisa, sem depender de pesquisas ou envio de dados das universidades.
Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a Ufam conseguiu melhorar sua posição em relação a 2022, quando ficou em 1963º lugar no mundo e 55º no Brasil. Isso é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos administrativos e estudantes, que trabalharam arduamente para manter a qualidade da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, internacionalização e empreendedorismo na instituição.
O ranking também reflete o reconhecimento da Ufam como uma importante instituição de ensino superior no Amazonas e no Brasil. Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, os alunos da Ufam ocupam cargos importantes em instituições públicas e privadas, demonstrando a qualidade do ensino e a empregabilidade dos egressos.
Além disso, a Ufam se destaca na pesquisa científica, com professores doutores renomados e publicações em periódicos de alto impacto, sendo citados internacionalmente. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro, ressalta que o resultado é fruto do trabalho conjunto da instituição, incluindo a formação de excelência, o impacto na sociedade e as pesquisas de alta qualidade.
Esse reconhecimento reforça o compromisso da Ufam em oferecer uma educação de excelência e contribuir para o desenvolvimento do Amazonas. O desempenho positivo no ranking é motivo de orgulho para a universidade e um estímulo para continuar avançando em todos os indicadores acadêmicos, visando a melhoria contínua da instituição.
Metodologia
De acordo com informações da página oficial da consultora, O CWUR usa sete indicadores objetivos e robustos agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo:
1) Educação: com base no sucesso acadêmico dos ex-alunos de uma universidade é medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que obtiveram distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade (25%)
2) Empregabilidade: com base no sucesso profissional dos ex-alunos de uma universidade é medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos de liderança em grandes empresas em relação ao tamanho da universidade (25%)
3) Corpo Docente: medido pelo número de membros do corpo docente que ganharam distinções acadêmicas de prestígio (10%)
4) Pesquisa:
i) Produção de Pesquisa: medida pelo número total de trabalhos de pesquisa (10%)
ii) Publicações de alta qualidade: medido pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos de primeira linha (10%)
iii) Influência: medida pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos altamente influentes (10%)
iv) Citações: medido pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados (10%).
Leia mais:
Com liberação de R$ 38 mi, Ufam vai aumentar valor de bolsas
UFAM concede pela primeira vez título de doutorado a indígena
Rede estadual do AM teve mais de mil alunos aprovados nas universidades públicas
Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufam*