sábado, março 2, 2024
28.3 C
Manaus
InícioGeralEducaçãoUfam está entre as 2 mil melhores universidades do mundo

Ufam está entre as 2 mil melhores universidades do mundo

Publicado em

Publicidade

Mesmo que o Brasil tenha perdido posições em relação a 2022, a Ufam não só permaneceu entre as melhores como subiu de colocação

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) alcançou uma posição de destaque no ranking global de universidades, divulgado pelo Center for World University Rankings (CWUR). A instituição ocupa a 1939ª posição entre as duas mil melhores universidades do mundo e a 54ª posição entre as instituições de ensino superior do Brasil presentes no ranqueamento.

O levantamento, que envolveu mais de 20.000 instituições de ensino, é considerado o maior do mundo nesse segmento. O CWUR avalia a qualidade da educação, o emprego de ex-alunos, a excelência do corpo docente e o desempenho de pesquisa, sem depender de pesquisas ou envio de dados das universidades.

Apesar das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, a Ufam conseguiu melhorar sua posição em relação a 2022, quando ficou em 1963º lugar no mundo e 55º no Brasil. Isso é resultado do esforço coletivo da comunidade acadêmica, incluindo professores, técnicos administrativos e estudantes, que trabalharam arduamente para manter a qualidade da graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão, internacionalização e empreendedorismo na instituição.

O ranking também reflete o reconhecimento da Ufam como uma importante instituição de ensino superior no Amazonas e no Brasil. Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, os alunos da Ufam ocupam cargos importantes em instituições públicas e privadas, demonstrando a qualidade do ensino e a empregabilidade dos egressos.

Além disso, a Ufam se destaca na pesquisa científica, com professores doutores renomados e publicações em periódicos de alto impacto, sendo citados internacionalmente. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro, ressalta que o resultado é fruto do trabalho conjunto da instituição, incluindo a formação de excelência, o impacto na sociedade e as pesquisas de alta qualidade.

Esse reconhecimento reforça o compromisso da Ufam em oferecer uma educação de excelência e contribuir para o desenvolvimento do Amazonas. O desempenho positivo no ranking é motivo de orgulho para a universidade e um estímulo para continuar avançando em todos os indicadores acadêmicos, visando a melhoria contínua da instituição.

Metodologia

De acordo com informações da página oficial da consultora, O CWUR usa sete indicadores objetivos e robustos agrupados em quatro áreas para classificar as universidades do mundo:

1) Educação: com base no sucesso acadêmico dos ex-alunos de uma universidade é medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que obtiveram distinções acadêmicas de prestígio em relação ao tamanho da universidade (25%)

2) Empregabilidade: com base no sucesso profissional dos ex-alunos de uma universidade é medido pelo número de ex-alunos de uma universidade que ocuparam cargos de liderança em grandes empresas em relação ao tamanho da universidade (25%)

3) Corpo Docente: medido pelo número de membros do corpo docente que ganharam distinções acadêmicas de prestígio (10%)

4) Pesquisa:

i) Produção de Pesquisa: medida pelo número total de trabalhos de pesquisa (10%)

ii) Publicações de alta qualidade: medido pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos de primeira linha (10%)

iii) Influência: medida pelo número de trabalhos de pesquisa publicados em periódicos altamente influentes (10%)

iv) Citações: medido pelo número de trabalhos de pesquisa altamente citados (10%).

Leia mais:
Com liberação de R$ 38 mi, Ufam vai aumentar valor de bolsas
UFAM concede pela primeira vez título de doutorado a indígena
Rede estadual do AM teve mais de mil alunos aprovados nas universidades públicas

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufam*

 

Últimas Notícias

“Dia D”: prefeitura de Manaus promove combate a dengue

Seguindo as diretrizes nacionais, a Prefeitura de Manaus promove, neste sábado (2), o “Dia D”...

Paratleta do halterofilismo garante prata no mundial

Maria de Fátima, paratleta de halterofilismo, segue em busca da vaga nas Paraolimpíadas de...

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

Mais como este

“Dia D”: prefeitura de Manaus promove combate a dengue

Seguindo as diretrizes nacionais, a Prefeitura de Manaus promove, neste sábado (2), o “Dia D”...

Paratleta do halterofilismo garante prata no mundial

Maria de Fátima, paratleta de halterofilismo, segue em busca da vaga nas Paraolimpíadas de...

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...