sábado, março 2, 2024
24.3 C
Manaus
InícioPoderSenador e deputados do AM querem criação de Polícia Hidroviária Federal

Senador e deputados do AM querem criação de Polícia Hidroviária Federal

Publicado em

Publicidade

O senador amazonense Omar Aziz (PSD) disse que a discussão de uma proposta para a criação de uma força policial para combater o crime nos rios da Amazônia já está em andamento.

O líder da bancada federal no Congresso fez a declaração durante uma entrevista à Rede Tiradentes, na segunda-feira (20). Omar disse que as estruturas e o contingente das polícias Civil e Militar são insuficientes para combater o crime, que está cada vez mais organizado e perigoso na região.

Apoio estadual 

Nesta quarta-feira (22), deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) apoiaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a criação de Polícia Hidroviária Federal, defendida pelo senador.

O deputado Adjuto Afonso (União Brasil) relatou que, no último sábado (18), o prefeito Edson Mendes (MDB), do município de Barcelos, relatou um ataque a uma lancha com servidores da prefeitura, onde os chamados “piratas dos rios” tentaram roubar os ocupantes.

“Nossas estradas são nossos rios, porém os criminosos dominam essas estradas, estabelecendo o medo e insegurança”, disse o parlamentar. O deputado falou que além dos ataques dos “piratas”, o narcotráfico na região de fronteira e a mineração ilegal também são motivos relevantes para a criação da polícia e reforço da segurança.

“O tema é relevante e precisamos nos unir em prol de uma melhor estratégia de segurança nos rios”, declarou o deputado Comandante Dan (PSC), relatando que ele próprio, em visita ao município de Fonte Boa, foi orientado a evitar navegar por aquela região em determinados horários, porque os “piratas” poderiam atacar.

O deputado Abdala Fraxe (Avante) lembrou ainda que até mesmo balsas que realizam o transporte de combustíveis são atacadas, o que causa perdas para a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

“Esse combustível acaba sendo vendido aos estabelecimentos na região que foi praticado o roubo, e o imposto não é cobrado, naturalmente”, disse Fraxe, afirmando ainda que essa perda de arrecadação já cobriria os custos com a polícia hidroviária.

O parlamentar falou ainda que, no caso da inviabilidade da criação da Polícia Hidroviária, é preciso pensar na possibilidade de criar dentro da estrutura da Polícia Federal uma polícia hidroviária.

Crimes nos rios 

Em janeiro deste ano, no dia 10, piratas do rio fizeram uma família refém na em uma casa flutuante, em Manacapuru. No local, morava o irmão de um vereador do município com a família, a esposa e os dois filhos, um menino e uma menina. As vítimas foram agredidas pelos suspeitos.

Após horas Após horas de tortura, os bandidos fugiram do local levando pertences da família. Depois da fuga dos assaltantes, uma das crianças conseguiu se desamarrar e soltou os pais. Com medo do retorno dos suspeitos, eles se esconderam na floresta até a chegada da polícia.

Em fevereiro, pai e filha foram agredidos e jogados de uma lancha no rio por piratas, em Manacapuru, no dia 7. Segundo a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), um suspeito foi preso.

De acordo com o agricultor, ele e a filha estavam na embarcação da família quando foram abordados pelos piratas. Ele contou que os suspeitos agrediram os dois e, depois, os jogaram no Rio Manacapuru. Pai e filha nadaram até a margem do rio e foram socorridos por moradores da região.

Últimas Notícias

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...

Concurso da Caixa: inscrições já começam; veja como participar

A Caixa Econômica Federal iniciou as inscrições para seu novo concurso, disponibilizando mais de...

Mais como este

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

“Alerta Mulher” tem mais de 2,3 mil mulheres cadastradas

Desde a criação, nenhuma mulher cadastrada foi vítima de feminicídio tentado ou consumado Desempenhando um...