domingo, março 3, 2024
25.3 C
Manaus
InícioGeralEducaçãoAs inscrições para o 1º Provão Eletrônico de 2023 estão abertas

As inscrições para o 1º Provão Eletrônico de 2023 estão abertas

Publicado em

Publicidade

Serão ofertadas 12 mil vagas para a realização das provas, que acontecem entre 13 de fevereiro e 31 de maio

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto inicia, na segunda-feira (23/01), as inscrições para o primeiro Provão Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2023. Com 12 mil vagas disponíveis nesta primeira mobilização, o estudante deve se inscrever por meio do site examesupletivos.seduc.am.gov.br. As inscrições poderão ser realizadas até o dia 29 de janeiro.

O Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), popularmente conhecido como o “Provão Eletrônico”, é realizado desde 2008 pela Secretaria de Educação e Desporto, e tem como objetivo oportunizar a conclusão do Ensino Fundamental ou Médio àqueles que estão fora do período regular.

A aplicação do Exame Eletrônico acontecerá no período de 13 de fevereiro a 31 de maio. No total, quatro escolas da rede pública estadual estarão disponíveis para que o aluno possa escolher o seu local de prova: o Instituto de Educação do Amazonas (IEA), no Centro; a E. E. Padre Luís Ruas, no Zumbi, zona leste; a E.E. Eliana Pacheco Braga, no Santa Etelvina, zona norte e a E.E Sólon de Lucena, no São Geraldo, zona centro-sul.

“O Provão da EJA vem para suprir uma lacuna na vida daqueles que precisam. O aluno que está atrasado em sua caminhada escolar, muitas vezes está assim por situações adversas da vida pessoal. O certificado de conclusão tem um fator social muito marcante e pode conceder reais oportunidades de ascensão”, declarou a gerente de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade da Secretaria de Educação, Kátia Menezes, ao destacar o papel essencial do Provão Eletrônico.

Em 2022, mais de 33 mil estudantes realizaram o Provão Eletrônico em Manaus. Desse total, cerca de 52% dos alunos tinham mais de 30 anos.

Sobre a prova

Com quantidades distintas de disciplinas, as provas do Ensino Fundamental e Médio contam com oito e 12 componentes curriculares, respectivamente. Cada componente tem 20 questões, e o aluno, no processo de agendamento, pode solicitar a realização de até quatro disciplinas por turno.

As disciplinas que constam no edital do Provão do Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Inglês e Arte. E nas provas do Ensino Médio, a grade permanece, porém, com a exclusão de Ciências, e a inclusão de Química, Física, Biologia, Sociologia e Filosofia.

Em caso de aprovação em todos os componentes curriculares, o candidato deve solicitar o certificado por meio do e-mail [email protected], ou na Gerência de Atendimento Educacional Específico e da Diversidade, na sede da Secretaria de Educação e Desporto, localizada na rua Waldomiro Lustoza, Japiim II, zona sul de Manaus.

Para a aprovação, é necessário acertar o mínimo de 60% das questões, ou seja, ter uma nota igual ou superior a 6,0. Todo o conteúdo programático está disponível no mesmo site da inscrição, examesupletivos.seduc.am.gov.br.

Documentação

Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir ao local escolhido, munido do comprovante de agendamento e do RG e CPF originais. Os candidatos precisam ter, no mínimo, 15 anos para fazer o Provão Eletrônico para o Ensino Fundamental, e 18 anos para o Ensino Médio.

Em 2023, além dessa primeira mobilização, a Secretaria de Educação e Desporto vai realizar mais duas edições do Provão Eletrônico, e a expectativa é que o número de vagas seja ainda maior.

“Estamos trabalhando para incluir mais escolas nos locais de aplicação, porque isso aumentaria a nossa capacidade de receber alunos. Esse é o nosso objetivo já para as inscrições do segundo Provão Eletrônico”, finalizou a gerente.

Leia mais:
Amazonas tem mais de 46 mil vagas para novos alunos da EJA
Wilson Lima quer abrir mais escolas militares no AM
Detran alerta pais na contratação do serviço de transporte escolar

Últimas Notícias

“Dia D”: prefeitura de Manaus promove combate a dengue

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã...

Paratleta do halterofilismo garante prata no mundial

Maria de Fátima, paratleta de halterofilismo, segue em busca da vaga nas Paraolimpíadas de...

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...

Entenda a diferença entre os sintomas de dengue e covid-19

Em meio a uma explosão de casos de dengue e o aumento de infecções...

Mais como este

“Dia D”: prefeitura de Manaus promove combate a dengue

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu na manhã...

Paratleta do halterofilismo garante prata no mundial

Maria de Fátima, paratleta de halterofilismo, segue em busca da vaga nas Paraolimpíadas de...

Confira os shows da Casa Zezinho Corrêa nos dias 2 e 3

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, vai receber, neste fim de semana, seis shows...