Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, quatro organizações – Oxfam Brasil, Conaq, CNS e MIQCB – lançaram a campanha “Tem Floresta em Pé, Tem Mulher”. O objetivo é destacar o trabalho das mulheres que se dedicam à preservação da floresta amazônica e das comunidades tradicionais da região, apesar das disputas territoriais e da necessidade de planos de preservação.
As entidades veicularão vídeos, fotos e textos nas redes sociais para identificar as mulheres que lutam em prol das comunidades tradicionais que habitam a região amazônica, como ribeirinhas, quilombolas e extrativistas.
A campanha busca combater estereótipos e dar voz às pessoas que vivem nos territórios, valorizando as tecnologias desenvolvidas pelas mulheres e comunidades, que resultam da transmissão de saberes de geração em geração.
Atos do cotidiano, como o bordado, são meios através dos quais as lideranças das comunidades preservam sua história e saberes, além de promoverem debates sobre questões como a titularidade de terras e a justiça climática, demonstrando o caráter político de suas ações. A campanha visa enfatizar que a floresta amazônica é um espaço habitado e protegido por essas mulheres, que desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente e de suas comunidades.
Leia mais:
Empresa investirá R$ 235 milhões para reflorestar áreas na Amazônia
Bioeconomia na Amazônia impulsiona crescimento sustentável com potencial de R$ 38,6 bilhões em PIB
No Limite Amazônia estreia essa quinta feira 13/07
Com informações da Agência Brasil*
Para acessar a campanha, basta acessar o link.
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook