sábado, junho 15, 2024
32.3 C
Manaus
InícioAmazôniaFestival de Saberes da Floresta promove trocas culturais no Careiro

Festival de Saberes da Floresta promove trocas culturais no Careiro

Publicado em

Publicidade

A primeira edição do Festival de Saberes da Floresta acontecerá nos próximos dias 2, 3 e 4 de fevereiro em Careiro Castanho, a 124 km de Manaus. O evento visa celebrar, fortalecer e compartilhar a cultura e os conhecimentos dos povos da floresta, por meio de oficinas e manifestações culturais que gerem renda e impacto social para populações que vivem na porção norte da BR-319.

Realizado através de uma parceria entre as organizações da sociedade civil Casa do Rio e Wildlife Conservation Society (WCS Brasil) com apoio da Fundação Segré, o festival conta com uma vasta programação voltada ao incentivo do empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável. Turismo de base comunitária, agroecologia, artesanato e bioprodutos, bem como a valorização dos saberes locais, fazem parte da programação. O evento reunirá povos tradicionais da Amazônia, agricultores, produtores, jovens e mulheres empreendedoras no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) Professora Maria Adelaide Marinho Hortência, no quilômetro 111 da BR-319.

“Para a Casa do Rio, com sede no Careiro, é muito importante a promoção deste evento voltado para os interesses, necessidades e potencialidades dessa região, que tem suas particularidades devido à influência da BR-319. Estamos realizando o festival para os moradores e tornando essas pessoas protagonistas, abrindo espaço para que possam apresentar suas experiências, vender seus produtos e também adquirir mais conhecimentos para aprimorarem seus negócios”, destacou Eliane Soares, diretora de Programas da Casa do Rio.

O Festival de Saberes da Floresta integra uma estratégia da WCS Brasil de fortalecer instituições locais e difundir iniciativas sociais para promoção de uma gestão integrada das Áreas Protegidas da BR-319, como explica o diretor de Conservação da WCS Brasil, Marcos Amend. “Entender as necessidades e potencialidades das populações tradicionais é essencial para compatibilizar a conservação da natureza e o desenvolvimento regional. Com o festival, queremos explorar oportunidades para quem vive na região, fomentar o empreendedorismo e reforçar que uma economia aliada à manutenção da floresta é não só possível, mas fundamental para todos”, reforçou.

Sustentabilidade na prática

O festival cumpre um compromisso de pautar a sustentabilidade como prioridade desde a sua organização. A ação será toda lixo zero, pensando em soluções para a redução e destinação apropriada dos resíduos sólidos gerados durante os três dias de evento, por meio de iniciativas como a compostagem de resíduos orgânicos, campanha de reciclagem de materiais eletrônicos junto com o Instituto Descarte Correto e reutilização de materiais gerados para o evento.

Além disso, a alimentação terá como principal base os produtos da agricultura familiar do município, valorizando a produção local de alimentos agroecológicos e gerando renda para os moradores da região. A iniciativa será coordenada pela Cozinha Boca da Mata, uma cozinha afetiva pela segurança alimentar liderada pela agroecologista Renata Peixe-Boi, indígena da etnia Mura, e reforçada, durante o festival, com a contratação de mulheres de comunidades tradicionais do Careiro.

Para garantir ainda a sustentabilidade financeira, o terceiro e último dia de evento será dedicado à comercialização dos produtos dos participantes do evento por meio de uma Feira de Empreendedorismo e Agroecologia.

O festival é financiado pela Fundação Segré, por meio da WCS Brasil, e conta com apoio do Observatório BR-319, Rede Maniva, Rede de Produtores Agroecológicos do Careiro (REPAC), Associação de Poetas e Escritores de Careiro Castanho (Aepocam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Co.Liga, Instituto Descarte Correto, WebTV Careiro Castanho, Banksia Films, Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), e Prefeitura Municipal de Careiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria Municipal de Produção Rural e Secretaria Municipal Meio Ambiente (SEMMA).

Casa do Rio

A Casa do Rio é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2014, que acolhe os saberes e as práticas dos povos floresta com iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e territorial, estimulando o protagonismo, valorizando a relevância da mulher e do jovem, o fortalecimento da agricultura familiar, a construção participativa, a educação integral e a conservação da biodiversidade.

Wildlife Conservation Society – A WCS tem como missão proteger a vida silvestre e os lugares selvagens ao redor do mundo através da ciência, ações de conservação, educação e inspirando as pessoas a valorizar a natureza. A WCS Brasil, com sede em Manaus, tem suas ações prioritariamente focadas em ações de conservação e promoção do uso sustentável de recursos naturais no estado do Amazonas.

Leia mais:
Teatro Amazonas recebe obras para facilitar acessibilidade de PCDs
Amazonas é o segundo estado mais rápido para abertura de empresa no Brasil
Divulgado edital de apoio às bandas e blocos de Carnaval realizados em Manaus

Últimas Notícias

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...

Operação na Base Arpão 2 leva à maior apreensão de drogas no AM

Apreensão recorde de droga no Amazonas As Forças de Segurança do Amazonas realizaram a maior...

Mais como este

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...