A vacina bivalente contra a Covid-19 está sendo ofertada em Manaus desde o dia 15 de fevereiro para os sete grupos prioritários. Até o momento, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), 10.500 doses foram aplicadas.
Ainda não há previsão para ampliação da oferta da vacina bivalente para os demais grupos. De acordo com a Semsa, essa oferta depende de recomendação do Ministério da Saúde. Receberá o reforço com a bivalente quem já tiver concluído o esquema vacinal de duas doses com a vacina monovalente.
A vacina bivalente tem duas funções importantes:
- gera anticorpos para a cepa original do coronavírus;
- combate as variantes da ômicron.
De acordo com a Semsa, os grupos prioritários que podem tomar a vacina são:
- idosos a partir dos 60 anos;
- puérperas e gestantes;
- imunossuprimidos;
- indígenas aldeados;
- quilombolas;
- ribeirinhos;
- residentes e trabalhadores em instituições de longa permanência.
Por estar mais vulnerável às formas graves da Covid-19, esse grupo tem prioridade para receber o imunizante. “Mas a Semsa reafirma a importância das vacinas monovalentes, que são essenciais para impedir as manifestações graves da doença nas demais pessoas”, pontuou a secretária de saúde, Shádia Fraxe.
A bivalente está sendo ofertada em 25 Unidades Básicas de Saúde localizadas em em todas as zonas geográficas da capital. Você pode conferir os locais de vacinação aqui.
Para ser vacinado, é preciso apresentar documento de identidade ou certidão de nascimento, se criança, CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS) e também o cartão de vacina.
Cobertura no Amazonas
- Atalaia do Norte;
- Autazes;
- Benjamin Constant;
- Careiro da Várzea;
- Iranduba;
- Itacoatiara;
- Manacapuru;
- Manaquiri;
- Novo Airão;
- Parintins;
- Presidente Figueiredo;
- Rio Preto da Eva;
- São Gabriel da Cachoeira;
- Tabatinga.
Ainda segundo a FVS, até esse sábado (25), retiraram as doses de vacina bivalente os seguintes municípios: Manaus, Novo Airão, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Autazes, Rio Preto da Eva, Iranduba, Careiro, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Itacoatiara. A FVS-RCP monitora juntos aos demais municípios priorizados a retirada dos imunizantes bivalente contra a Covid-19.