Uma balsa carregada de alimentos encalhou, no Rio Madeira, e foi saqueada pela população. O caso ocorreu nesta quinta-feira (28/09) no município de Humaitá, nas proximidades da Comunidade Pedrau do Marmelo.
Neste período, com a seca dos rios, há formação de bancos de areia prejudicando o transporte fluvial.
Municípios em situação de emergência
Quase 90% dos municípios do Amazonas estão em alerta ou em emergência por causa da estiagem.
Nesta sexta-feira (29/09), o Governador do Amazonas, Wilson Lima, decretou situação de emergência ambiental em 55 dos 62 municípios, devido à seca severa dos rios. O decreto tem validade por 180 dias.
19 municípios das calhas do Alto Solimões, Baixo Solimões, Juruá, Médio Solimões e Purus estão em situação de emergência, afetando 174,7 mil pessoas; outras 36 cidades estão em alerta; e cinco em atenção. A previsão é que, devido a influência do fenômeno El Niño, a estiagem afete mais de 50 municípios e 500 mil pessoas.
Conforme a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam), 90% das 136 embarcações que atuam nas 116 linhas no estado operam com algum tipo de restrição, implicando no transporte de 50% da capacidade de cargas e apenas 45% do total de passageiros. Dos 62 municípios, 59 dependem do transporte hidroviário. O rio Negro atingiu 15,88m nesta sexta.
Vazante está prejudicando chegada de insumos
A vazante aumenta cerca de 300% no tempo de navegação dos barcos, o que leva a atrasos de entregas de insumos essenciais, problemas de desabastecimento e encarecimento de produtos.
Outros pontos de atenção são: falta de combustíveis, racionamento de energia elétrica, falta de transporte escolar para estudantes e perdas agrícolas e pecuárias.
Confira o vídeo do saque à embarcação em Humaitá
Vídeo mostra moradores da comunidade saqueando os produtos da embarcação.
Leia mais:
Emergência: O que se espera da vazante recorde no AM?
Governo do Amazonas decreta emergência ambiental e anuncia Operação Estiagem 2023
Conheça os 5 municípios que mais desmatam no AM
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook