O cenário político de Manaus ganha destaque com a pré-candidatura de Amom Mendel (Cidadania) para o cargo de prefeito da cidade, trazendo à tona discussões sobre autismo e nepotismo.
O lançamento da pré-candidatura de Amom ocorreu às 10h desta sexta-feira (23) no salão de eventos do restaurante Bom Prato, na zona Norte de Manaus. O anúncio surpreendeu a população, já que, em dezembro de 2023, Amom declarou não ser candidato, afirmando que sua missão em Brasília não estava completa.
Eleito pelo Podemos nas eleições municipais de 2020 com mais de 7,5 mil votos, Amom assumiu o cargo de vereador em 1.º de janeiro de 2021, tornando-se o mais jovem vereador eleito na história de Manaus, com apenas 19 anos. Para assumir o cargo de deputado federal, renunciou ao mandato em 26 de janeiro de 2023.
Convite
Ver esta publicação no Instagram
Compromisso com a Causa do Autismo
Amom demonstra comprometimento com a causa do autismo, prometendo políticas e ações específicas para a comunidade autista da cidade. No evento desta sexta-feira (23), o pré-candidato compartilhou sua própria experiência com o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Nepotismo
Outro grande foco do lançamento foi o compromisso de Amom em combater o nepotismo. Ele posiciona-se contra práticas que envolvem o favorecimento de familiares em cargos públicos, buscando transparência e mérito nas nomeações.
Arborização
Amom destacou que Manaus, mesmo estando na floresta Amazônica, é uma das capitais com piores índices de arborização no país. Este foi outro compromisso assumido caso seja eleito prefeito. Amom afirma que é necessário buscar soluções inovadoras e simples para tornar Manaus a cidade mais arborizada do mundo.
Vale ressaltar que Manaus foi considerada a cidade mais poluída do Brasil e a segunda mais poluída do mundo, conforme a plataforma de monitoramento de poluição AQI.
Manaus é a Segunda Cidade Mais Poluída do Mundo
Desafios e Expectativas
A proposta de Amom de abordar temas como autismo e nepotismo destaca-se como uma estratégia para enfrentar desafios sociais e éticos em Manaus. Ele afirma contar com uma equipe de especialistas para ouvir a população e montar um plano de governo efetivo.
A bandeira levantada por Amom Mendel na coletiva de imprensa foi a de uma administração inclusiva e transparente.
Atualmente, Amom ocupa o segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás do atual prefeito David Almeida (Avante).
Leia mais:
Cidadania anuncia pré-candidatura de Amom a prefeito
Arthur Lira pede escolta da PF para Amom Mandel
Eleições 2024: O que já se sabe?
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook