sábado, setembro 28, 2024
28.3 C
Manaus
InícioAmazôniaMeio AmbienteTrabalhadores ambientais entram em greve geral no Dia do Meio Ambiente

Trabalhadores ambientais entram em greve geral no Dia do Meio Ambiente

Publicado em

Publicidade

Os funcionários ambientais do poder federal farão uma paralisação geral na quarta-feira (5) para reivindicar a reestruturação da carreira de especialista em meio ambiente. A data coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente.

A decisão foi tomada após uma série de assembleias regionais da Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema Nacional), que há seis meses lidera um movimento por uma reestruturação na carreira. Desde janeiro de 2024, os servidores haviam suspendido as atividades de campo, o que tem causado atrasos em diversos licenciamentos de grandes obras no país.

Carta aos líderes ambientais

Uma carta assinada pelo presidente da Ascema, Cleberson Zavaski, foi encaminhada na na semana passada à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; ao presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho; ao presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Mauro Pires; e ao diretor-geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Garo Joseph Batmanian.

Na carta, Zavaski menciona que “na primeira semana de junho completam-se seis meses de mobilização das servidoras e servidores do MMA, Ibama, ICMBio e SFB pela reestruturação da Carreira de Especialista em Meio Ambiente – CEMA e do Plano Especial de Cargos do MMA e do Ibama – PECMA”. Ele acrescenta que “embora as negociações com o Governo Federal tenham se iniciado em outubro passado, até o momento muito pouco se avançou para que um acordo favorável aos trabalhadores da área ambiental federal fosse firmado”.

Zavaski explica que na próxima semana será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e que “diversos eventos estão previstos para ocorrer ao longo da próxima semana e nós, servidoras e servidores dos órgãos ambientais federais, não poderíamos ficar de fora”.

“Infelizmente, o aparente desinteresse do Governo Federal em realizar a justa e devida reestruturação da Carreira e do PECMA não nos traz motivos para celebração. Portanto, frente à necessidade de seguirmos mobilizados e pressionando para que tenhamos o reconhecimento do governo, as servidoras e servidores ambientais federais de todo o país se unirão em uma paralisação nacional no próximo dia 5/6/2024, quando serão realizados atos em todos os estados e no Distrito Federal em prol da reestruturação da Carreira e do PECMA”, declara na carta.

Ao final da carta, os servidores pedem apoio à causa:

“Convidamos a senhora Ministra, os Presidentes do Ibama e do ICMBio, bem como o Diretor-Geral do SFB, a nos apoiar nesta causa. Solicitamos que incluam em seus discursos e pronunciamentos oficiais o reconhecimento da importância das trabalhadoras e dos trabalhadores na proteção ambiental, assim como a necessidade de reestruturação, valorização e realização de concursos para a Carreira. Durante esta semana, todas as atenções estarão voltadas para o Meio Ambiente, e é fundamental destacar o papel crucial desempenhado por esses profissionais”, conclui.

O documento completo pode ser ido na íntegra por meio deste link.

Leia mais:
Inscrições para concurso do TSE começam hoje e vão até 18 de julho
Drones avisarão sobre queimadas no Sul do Amazonas
Confira datas e locais das feiras especiais da ADS na Semana do Meio Ambiente

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

NASA divulga imagens de Amazônia “menos verde” e com mais fumaça

Na última semana, a NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados...

Amazonas tem redução de 23% no número de homicídios

O Amazonas reduziu em 23%, o número de homicídio no mês de agosto, conforme...

Ecocídio: 8 em cada 10 brasileiros apoiam criminalização de dano ambiental

Quase três em cada quatro pessoas (72%) nos países do G20 e outras grandes...

Manaus oferecerá ônibus gratuito no primeiro turno da eleição

A gratuidade da tarifa do transporte público para o dia 06 de outubro está...

Mais como este

NASA divulga imagens de Amazônia “menos verde” e com mais fumaça

Na última semana, a NASA e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados...

Amazonas tem redução de 23% no número de homicídios

O Amazonas reduziu em 23%, o número de homicídio no mês de agosto, conforme...

Ecocídio: 8 em cada 10 brasileiros apoiam criminalização de dano ambiental

Quase três em cada quatro pessoas (72%) nos países do G20 e outras grandes...