O Programa Bolsa Universidade (PBU), da Prefeitura de Manaus, vai disponibilizar 47.680 vagas para alunos de baixa renda em faculdades particulares da capital amazonense em 2025. O edital foi liberado no Diário Oficial do Município (DOM).
O prazo de inscrições será das 10h do dia 9 de dezembro até às 13h do dia 16. As bolsas podem gerar descontos de 100% (integral), 75% e 50% no valor da mensalidade.
Bolsas disponíveis
São 1.143 bolsas com desconto de 100% (integral); 8.847 com abatimento de 75%; e 37.690 com pagamento de 50% para 88 cursos de nível superior, sendo 42 de bacharelado, dez de licenciatura e 36 tecnólogos.
As vagas estão divididas entre 43.784 para ampla concorrência, 2.699 para Pessoas com Deficiência (PcDs), e 1.212 para pessoas com mais de 60 anos.
Condições
O candidato deve ter ensino médio completo ou equivalente, ou concluir até o dia 31 de dezembro deste ano. Além disso, o candidato não pode possuir diploma prévio de curso superior no ato da inscrição. Também estão excluídos os beneficiários de programas de graduação mantidos pelo poder público ou pela iniciativa privada.
As oportunidades de bolsa universitária são distribuídas entre 12 instituições de ensino superior, que estão listadas no edital.
Para participar do processo seletivo, o candidato deve ser brasileiro nato ou naturalizado, residente em Manaus, com renda familiar per capita não superior a um salário mínimo e meio, e estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das faculdades parceiras do programa.
*Com informações de assessoria
Leia mais:
Sefaz-AM combate entrada ilegal de roupas no Amazonas
Governo cria Selo Amazônia para produtos industrializados
Dezembro Vermelho: Tropical realiza testes gratuitos para HIV e outras ISTs