Ação conjunta no primeiro fim de semana do ano resultou na remoção de 122 veículos e focou no combate à imprudência no trânsito
A fiscalização do Detran-AM (Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas) iniciou o ano com operações intensificadas em todas as zonas da capital amazonense. Entre a sexta-feira (02/01) e o domingo (04/01), as ações resultaram no registro de 737 infrações de trânsito. A operação contou com a parceria estratégica das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
O objetivo principal da fiscalização do Detran-AM foi garantir a segurança viária e coibir práticas perigosas nas vias. Como resultado direto do rigor na aplicação da lei, as equipes removeram um total de 122 veículos de circulação, sendo 112 motocicletas e dez carros, que apresentavam irregularidades ou comprometiam a segurança pública.
Principais causas e infrações detectadas
De acordo com o levantamento realizado pela equipe de fiscalização do Detran-AM, a maior parte das autuações está ligada ao comportamento de risco dos motoristas. Os dados apontam que 58,9% das infrações foram causadas por imprudência, seguidas por 24,5% relacionadas à negligência e 16,6% à imperícia dos condutores.
Durante a operação, os agentes flagraram diversas irregularidades. As infrações mais recorrentes foram:
-
Falta de uso de capacete: 189 autuações;
-
Veículo sem equipamento obrigatório: 69 autuações;
-
Dirigir sem habilitação (CNH): 58 autuações;
-
Alcoolemia (Dirigir sob efeito de álcool): 52 autuações;
-
Não uso do cinto de segurança: 35 autuações.
Outras infrações somadas pela fiscalização do Detran-AM incluíram o uso de calçado inadequado (27), descarga livre (24), permitir a condução a pessoa não habilitada (23) e lotação excedente (12).
Foco na preservação da vida
Para a diretoria do órgão, a presença constante nas ruas é fundamental para a redução de sinistros. David Fernandes, diretor-presidente do Detran-AM, reforça que a fiscalização do Detran-AM tem um caráter estratégico voltado para a proteção da vida.
“Em mais um momento estratégico, o Detran Amazonas continua nas ruas por um trânsito seguro. Queremos que, cada vez mais, diminua o número de acidentes e vítimas do trânsito. Por isso, buscamos também a conscientização da população, para que cumpram as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e nos ajudem nessa missão em prol da vida”, destacou Fernandes.
As operações devem continuar ocorrendo em pontos estratégicos de Manaus, visando manter a ordem e a segurança nas vias públicas da capital.
Leia mais:
Detran-AM autua 402 condutores durante operação de Réveillon em Manaus
Detran-AM registra 230 infrações no Natal em Manaus; embriaguez lidera estatísticas
Detran-AM normaliza atendimento da CNH do Brasil e detalha novo processo
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

