O governador Wilson Lima oficializou nesta segunda-feira (09/02) a convocação de 134 aprovados em concursos públicos para atuar na Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e na Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A medida faz parte de um cronograma de nomeações iniciado em dezembro de 2025, que visa ampliar a capacidade operacional e administrativa do estado.
Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
De acordo com o anúncio feito pelo governador, o chamamento foca no fortalecimento do trabalho de inteligência. “Seguindo o cronograma que foi anunciado no ano passado, hoje nós estamos convocando 134 aprovados na Polícia Civil e no administrativo da Secretaria de Segurança Pública. Com isso, nós fortalecemos o trabalho de inteligência e operacional”, destacou Wilson Lima.
A convocação de 134 aprovados Publicada no Diário Oficial
Os nomes dos convocados foram publicados no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE-AM), em edição datada da última sexta-feira (6) e divulgada nesta segunda-feira (9). A partir da publicação, os aprovados terão prazo de até 30 dias para apresentar a documentação exigida, realizar exames na Junta Médica Pericial (JMP), tomar posse e iniciar as atividades no serviço público estadual.
Polícia Civil recebe 96 novos profissionais
Para a Polícia Civil do Amazonas, o chamamento contempla 96 novos servidores, distribuídos entre:
-
16 delegados
-
25 escrivães
-
48 investigadores
-
7 peritos (sendo dois legistas e cinco criminais)
Com essa nova etapa, a PC-AM soma 398 aprovados convocados desde 2023, considerando chamadas anteriores. Parte dos novos profissionais deverá atuar no interior do estado, ampliando a presença da polícia judiciária e fortalecendo as investigações nas delegacias regionais.
SSP-AM incorpora 38 servidores administrativos
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas será reforçada com 38 novos servidores da área administrativa, sendo:
-
1 técnico de nível superior
-
37 assistentes operacionais
Os profissionais irão atuar em setores estratégicos de apoio, planejamento e integração das forças policiais. Com as nomeações anteriores, a SSP-AM chega ao total de 150 convocados incorporados.
Documentação exigida aos convocados
Os aprovados devem comparecer aos setores responsáveis das duas instituições dentro do prazo legal, munidos de documentação original e cópia. Entre os documentos exigidos estão:
-
Documentos pessoais
-
Comprovante de residência
-
Certidões negativas
-
Diploma ou certificado de escolaridade
-
Atestado de saúde ocupacional
A lista completa de documentos e as orientações detalhadas estão disponíveis no Diário Oficial do Estado.
Amazonas Mais Seguro e investimentos na área
O chamamento integra o cronograma iniciado no fim de 2025, quando o Governo do Amazonas anunciou a convocação de 847 aprovados para a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SSP-AM e Detran.
No acumulado da atual gestão, cerca de 3,7 mil profissionais já foram chamados para reforçar as forças de segurança, número superior às 2,4 mil vagas inicialmente previstas no concurso realizado em 2022 — o primeiro após quase onze anos sem certames para o setor.
Desde 2019, o Governo do Estado investiu mais de R$ 1 bilhão na política Amazonas Mais Seguro, com ações voltadas à tecnologia, mobilidade policial, estrutura das unidades e valorização dos servidores. Como resultado, em 2025, o Amazonas registrou queda nos principais indicadores de criminalidade, incluindo:
-
31% nos roubos de veículos
-
32% nos homicídios
-
44,8% nos feminicídios
-
28% nos roubos de celular
-
Aumento de 4,8% nas apreensões de armas de fogo
Leia mais:
PMAM apreende 15 kg de drogas na Base Arpão 2 escondidos entre garrafões de água
Madeiras apreendidas pela Polícia Federal serão usadas no Manaus Minha Casa
Polícia Federal destrói 9 dragas de garimpo ilegal no rio Negro
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

