sábado, junho 15, 2024
31.3 C
Manaus
InícioPoderPrefeitura quer plantar 20 mil mudas de árvores em Manaus até 2024

Prefeitura quer plantar 20 mil mudas de árvores em Manaus até 2024

Publicado em

Publicidade

O Plano Municipal de Arborização “Manaus Verde” para o biênio 2023/2024 foi lançado nesta quarta-feira (3) pelo prefeito de Manaus, David Almeida. A meta é plantar 20 mil novas mudas em 50 áreas da cidade, segundo a prefeitura.

As ações do Plano Municipal visam tornar a cidade cada vez mais sustentável. Para isso, o prefeito também anunciou a criação da Comissão Municipal de Mudanças Climáticas, que vai conduzir a elaboração do Plano de Ações Climáticas de Manaus. O chefe do Executivo municipal irá presidir a comissão, que terá na sua composição 15 unidades da administração municipal.

“Nossa meta é arborizar mais a cidade de Manaus. Onde tem asfalto, tem concreto, vamos levar o verde e fazer com que a cidade, que foi escolhida pelo primeiro Prêmio Nobel Verde, possa efetivamente dar o exemplo. Estamos trabalhando também com a destinação correta dos lixos, na preservação dos nossos mananciais e do meio ambiente. Temos aqui, quase todos os nossos mananciais poluídos, então, precisamos cuidar”, enfatizou Almeida.

Gastos com lixo

Segundo o prefeito, o descarte incorreto de lixo nas ruas e igarapés têm grande impacto no meio ambiente e nas finanças do Município, que gasta mais de R$ 500 milhões apenas para recolher os resíduos.

“Vivemos em uma cidade onde temos 36 igarapés que cortam a nossa cidade, áreas que foram ocupadas [irregularmente] e degradadas. Estamos preocupados com isso […] E além de cuidar das questões das mudanças climáticas, a nossa preocupação maior é sobre o lixo. Esse ano vamos gastar mais de R$ 500 milhões só para recolher lixo”, disse David Almeida.

“Nós precisamos tomar uma consciência de reduzir e dar a destinação correta ao lixo para que a gente possa ter recursos necessários para investir em outras áreas e termos a preservação dos nossos mananciais […] Temos planejamento para trabalhar a despoluição de alguns igarapés, mas o que se faz com a destinação do lixo nesta cidade, a agressão ao meio ambiente, não tem precedentes”, afirmou.

‘Ilhas de Calor’

O primeiro local a receber ações de arborização será a avenida Constantino Nery, com a plantação de 50 mudas no canteiro central, em calçadas que possuem área suficiente para comportar árvores. A previsão é de plantar mais cem mudas em toda a extensão da avenida.

A vegetação irá auxiliar na diminuição das “Ilhas de Calor” urbanas, sobretudo, na estação seca (meses de julho, agosto e setembro), devido à forte presença de materiais impermeáveis, como concreto, asfalto e pavimentos e a diminuição de cobertura vegetal no meio urbano.

A espécie escolhida, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), para ser plantada na Constantino Nery é o pau-brasil, árvore símbolo do país. O prefeito salientou que esse simbolismo serve como marco para o novo capítulo na história de preservação na cidade de Manaus.

“A meta da prefeitura é plantar 20 mil novas mudas em 50 áreas da cidade e discutir soluções com a sociedade, para que possamos cumprir a nossa meta, o nosso objetivo é a preservação do meio ambiente”, destacou o prefeito.

Tecnologia

Para que a população possa acompanhar em tempo real o processo de arborização, a Semmas lançou um aplicativo que realiza o georreferenciamento dos serviços. Os técnicos vão registrar o local, a espécie e autor do plantio, confirmando com uma foto que a muda foi plantada.

O diretor do departamento de Geoprocessamento da Semmas, Cleber Damasceno, revelou que o novo programa irá servir de base para que a secretaria consiga atender os espaços urbanos que mais necessitem do processo de arborização.

“Esse aplicativo foi feito pela prefeitura e visa fazer um inventário de toda a arborização da cidade, sejam as árvores já existentes e as que a prefeitura implantará. Os analistas ambientais vão fazer a catalisação por bairros para estatísticas posteriores. Assim, teremos uma webmap que proporcionará observar todo o trabalho da prefeitura. Essas são informações importantes, para que possamos ver como está o processo de arborização na cidade e focar nas áreas menos atendidas para ter um êxito maior no serviço”, finalizou.

Plano de arborização

Segundo a prefeitura, de janeiro a abril de 2023, foram:

  • Produzidas mais de 60 mil mudas;
  • Recebidos e atendidos 45 pedidos de instituições diversas com mais de 5 mil mudas doadas;
  • Mais de 2 mil mudas foram plantadas nos seguintes locais: avenida do Turismo, avenida Ministro João Gonçalves (BR-319), avenida Max Teixeira, avenida Nathan Xavier, Área verde do conjunto Águas Claras, Área de Proteção Permanente (APP) do igarapé do Mindu, APP do igarapé do Gigante, Espaço verde do Núcleo 15 – Cidade Nova, APP do igarapé do Franco (avenida Brasil), Corredor ecológico do Mindu e Parque Nascentes do Mindu;
  • Vinte e duas ações itinerantes de doações para a população em diferentes zonas de Manaus, quando foram doadas mais de 10 mil mudas;

 A previsão para até o final do biênio 2023/2024 é de que sejam:

  • Produzidas 300 mil mudas;
  • Atendidos mais de 200 pedidos de doações, entregando mais de 60 mil mudas;
  • Mais de cem ações itinerantes de doação para a população em geral;
  • Plantio de mais de 20 mil mudas em mais de 40 áreas estratégicas da cidade;
  • Firmados mais dois acordos de cooperação para intensificar e melhorar a arborização de Manaus.

Últimas Notícias

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...

Operação na Base Arpão 2 leva à maior apreensão de drogas no AM

Apreensão recorde de droga no Amazonas As Forças de Segurança do Amazonas realizaram a maior...

Mais como este

CMM é finalista no Prêmio das Melhores Escolas do Mundo 2024

O Colégio Militar de Manaus (CMM) foi selecionado como um dos finalistas do Prêmio...

Lula aborda aborto e desoneração durante a Cúpula do G7

Em visita ao continente europeu desde quinta-feira (13), onde participou como convidado da Cúpula...

Programação cultural gratuita na Casa de Praia Zezinho Corrêa

A Casa de Praia Zezinho Corrêa, administrada pela Prefeitura de Manaus através da Secretaria...