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Construção de T7 custará R$ 15 milhões, diz Prefeitura de Manaus

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O Terminal de Integração 7, o T7, será construído na avenida Torquato Tapajós, esquina com avenida do Turismo, bairro Tarumã-Açu, próximo ao complexo viário Lydia da Eira Corrêa. O investimento no novo espaço será de R$ 15 milhões e, segundo a prefeitura de Manaus, vai beneficiar mais de 45 mil pessoas por dia.

Local de construção do novo Terminal 7

Nesta quinta-feira (11), o prefeito de Manaus, David Almeida, ao lado do vice-prefeito e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, assinou a ordem de serviço que autoriza o início das obras. O novo terminal terá 4 mil metros quadrados de área construída.

De acordo com o prefeito, o T7 ficará em um local estratégico, “onde teremos a oportunidade de sairmos em linha reta do Terminal 1, que é o do Centro, até aqui”. O novo terminal irá atender usuários de transporte, principalmente, das zonas Oeste e Norte.

O terminal irá conectar diretamente os moradores do bairro às estações de transbordo do corredor viário da Torquato Tapajós e da avenida Constantino Nery, permitindo o pagamento de uma única tarifa.

Conforme estudo técnico e levantamento realizado pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), atualmente trafegam pelo trecho que foi analisado cerca de 20 linhas de transporte coletivo, atendendo uma média diária de 45 mil passageiros.

Integração 

David Almeida destacou também que o novo terminal de integração será fundamental para os moradores das comunidades instaladas no decorrer da BR-174 e AM-010.

“A construção do T7 neste ponto é necessária também para atender a demanda dos moradores da zona rural de Manaus na BR-174. Agora, eles podem pegar um ônibus, vir até aqui e pegar outro que ligue até o Centro. Além disso, com a construção do anel viário Sul, do antigo Café da Joelza até o Sivam, ele já vem pela avenida Pedro Teixeira, segue até aqui e pode ir até a nova rodoviária, que será construída onde está localizado agora o T6, no conjunto Viver Melhor. Assim, conseguimos ligar com uma maior eficiência todas as zonas da cidade de Manaus”, concluiu o prefeito.

Para o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins, o novo terminal vai resolver um problema no transporte coletivo da cidade que surgiu com o crescimento dos bairros próximos ao longo da avenida Torquato Tapajós.

“Gostaria de destacar aqui as dificuldades que os moradores desta região têm em relação ao transporte coletivo. Semanalmente, recebemos na sede do IMMU lideranças comunitárias daqui, que solicitam melhorias nas linhas que atendem os bairros localizados na zona Norte”, finalizou.

Estrutura

O projeto do T7 também inclui:

  • guarita;
  • sala dos motoristas;
  • sanitários feminino, masculino e para pessoas com deficiência;
  • salas da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp);
  • salas do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram); e
  • salas da Guarda Municipal, visando o reforço e segurança da região.

O terminal será composto por duas plataformas, sendo uma para ônibus articulado e convencional e uma apenas para veículos convencionais, que irão realizar viagens dos bairros ao terminal (as chamadas linhas alimentadoras) e do bairro em direção ao centro da cidade (as linhas troncais).

Leia mais:
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