O deputado estadual João Luiz (Republicanos) acredita que transformar municípios do Amazonas em Cidades Inteligentes e Sustentáveis é um processo de evolução. Para ele, o objetivo é de desenvolver ainda mais o estado.
“Queremos dar mais benefícios para a nossa população, ou seja, tornar os municípios mais sustentáveis, com uma mobilidade mais eficiente, iluminação pública moderna, melhorar os meios de comunicação e alavancar mais a nossa economia, além de contribuir com a preservação da nossa floresta”, disse o deputado João Luiz.
As Cidades Inteligentes são municípios comprometidos com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural. Atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas.
O republicano revelou que tem conversado com representantes da Embaixada da Finlândia, que é referência em Cidades Inteligentes, com o diretor-presidente do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), Thomas Law e cônsules para buscar conhecimento e desenvolvimento para o Amazonas.
“Participamos no mês passado do Simpósio Governo Digital e a Municipalidade, em Brasília, onde prefeitos que são referência em Cidades Inteligentes no Brasil apresentaram o desenvolvimento socioeconômico dos municípios a partir deste modelo”, afirmou.
Boa Vista do Ramos
Na última segunda-feira (10), o deputado João Luiz informou durante solenidade na Câmara Municipal de Boa Vista do Ramos, que o município tem potencial para virar uma Cidade Inteligente no estado.
“O objetivo é que Boa Vista do Ramos se torne uma Cidade Inteligente referência. O prefeito Eraldo CB sinalizou que vai participar de um evento na Finlândia para buscar mais conhecimento para implantar esse modelo no município e nós estamos aqui para apoiar, além de dar ideias para que esse projeto se torne realidade”, informou.
Cidades inteligentes no Brasil
Curitiba é a cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022, mapeamento que analisa dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para apontar os mais desenvolvidos e conectados do país. Veja ranking completo:
- Curitiba (PR)
- Florianópolis (SC)
- São Paulo (SP)
- São Caetano do Sul (SP)
- Campinas (SP)
- Brasília (DF)
- Vitória (ES)
- Niterói (RJ)
- Salvador (BS)
- Rio de Janeiro (RJ)
Leia mais:
Maternidade na adolescência afeta mais jovens indígenas
Municípios do AM recebem mais de 1 milhão de vacinas
Inscrições para cientistas mulheres na Fapeam vai até 20 de abril