quarta-feira, abril 17, 2024
25.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadeManaus tem o menor percentual de adultos fumantes entre as capitais do...

Manaus tem o menor percentual de adultos fumantes entre as capitais do Brasil

Publicado em

Publicidade

Manaus, a capital do estado do Amazonas, se destaca como a capital brasileira com o menor percentual de adultos fumantes, estimado em 4,8%, de acordo com dados de uma pesquisa nacional realizada pelo Ministério da Saúde e divulgada recentemente. Este resultado positivo é atribuído, em parte, às iniciativas promovidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com o objetivo de sensibilizar a população sobre fatores prejudiciais à saúde e promover a adoção de estilos de vida saudáveis.

No estudo denominado Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), conduzido no primeiro semestre de 2023, Manaus apresenta um percentual de fumantes significativamente inferior em comparação a outras capitais, como Palmas (5,5%), São Paulo (10,3%) e Porto Alegre (13,8%), que detém o maior índice entre as capitais.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, atribui esse resultado positivo às ações eficazes realizadas pela Semsa Manaus para promover a saúde, prevenir e tratar o tabagismo e a dependência de nicotina. Essas ações estão em vigor desde 2008, quando foi implementado o Programa Municipal de Controle do Tabagismo.

“Nossa gestão está comprometida em fortalecer estratégias de promoção da saúde, incluindo o aprimoramento dos serviços de tratamento especializado para fumantes. Neste ano, ampliamos para 28 os ambulatórios de tabagismo nas unidades de saúde”, afirmou a secretária.

O programa de tratamento para fumantes da Semsa é conduzido pelo Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde por Causas Externas e Fatores de Risco da Semsa, por meio da Gerência de Promoção à Saúde. Os ambulatórios oferecem estratégias para auxiliar os usuários a deixar o hábito de fumar e a adotar estilos de vida mais saudáveis.

Carla Azevedo, chefe do Núcleo de Prevenção de Riscos à Saúde, mencionou que, após um período de suspensão devido à pandemia, os 24 ambulatórios da Semsa retomaram suas atividades em maio do ano passado. Até dezembro desse ano, 104 usuários passaram pelo programa e 39 conseguiram deixar de fumar com sucesso, sem recaídas.

“Até agosto deste ano, já com 28 ambulatórios, 133 pacientes foram atendidos na primeira consulta de avaliação clínica, demonstrando um aumento significativo na demanda por nossos serviços. Desses pacientes, 55 tiveram êxito na jornada para deixar de fumar”, destacou Carla Azevedo.

Os usuários atendidos nos ambulatórios passam por uma avaliação multidisciplinar e são encaminhados para sessões de terapia, seja em grupo ou individualmente. O tratamento inicial consiste em quatro sessões semanais, com orientações, palestras e atividades práticas.

No âmbito da pesquisa Vigitel 2023, Manaus apresenta um percentual estimado de 4,8% de adultos fumantes, o que a coloca em linha com cidades como Aracaju (5,6%) e São Luís (5,8%), mas distante de Florianópolis (13,7%) e Campo Grande (12,5%), entre outras.

Em média, nas capitais, o percentual estimado é de 9,3%. Além disso, os percentuais de fumantes adultos em Manaus são mais baixos por gênero, com 7,9% entre os homens e 1,8% entre as mulheres.

A pesquisa Vigitel Brasil, realizada desde 2006, fornece dados sobre fatores de risco e proteção para doenças crônicas, oferecendo estimativas de frequência e distribuição demográfica nas capitais dos 26 estados e no Distrito Federal. A edição de 2023 envolveu 21.690 entrevistas, sendo 10.858 por meio de telefones fixos e 10.832 por meio de telefones móveis.

O tabagismo e a exposição passiva ao tabaco são considerados fatores de risco significativos para uma série de doenças crônicas, incluindo câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Isso coloca o uso do tabaco como uma das principais causas de mortes evitáveis em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Manaus, a Semsa oferece tratamento para fumantes desde 2008, quando o Programa Municipal de Controle do Tabagismo foi implementado. Atualmente, o serviço é disponibilizado em 28 ambulatórios de tratamento de fumantes nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de promover a saúde e reduzir o número de fumantes na cidade.

Neste ano, as políticas públicas de combate ao tabagismo foram fortalecidas com a instituição do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da Portaria nº 502, de 1º de junho de 2023, do Ministério da Saúde. A medida reforçou ainda o papel do Instituto Nacional de Câncer (Inca) no gerenciamento das ações de controle do tabaco no país.

Leia mais:
TJAM determina indenização a mãe de aluno por falta de aviso sobre lesão na escola
Prefeitura de Manaus planta 200 árvores no parque Amazonino Mendes
Manaus é a segunda cidade mais poluída do mundo

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

Últimas Notícias

Irã X Israel: entenda o contexto do conflito

No último sábado (13), implodiu no Oriente Médio mais um conflito entre os países...

Senado aprova PEC de criminalização do porte de drogas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Ingressos da estreia do Amazonas FC na Série B já estão à venda

A venda de ingressos para a estreia do Amazonas FC na Série B do...

TRE-AM rejeita pedido de cassação de Wilson Lima feito por Braga

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitou, por unanimidade, o pedido do senador...

Mais como este

Irã X Israel: entenda o contexto do conflito

No último sábado (13), implodiu no Oriente Médio mais um conflito entre os países...

Senado aprova PEC de criminalização do porte de drogas

O Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (16), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)...

Ingressos da estreia do Amazonas FC na Série B já estão à venda

A venda de ingressos para a estreia do Amazonas FC na Série B do...