O tema “urbanização de favelas” virou notícia na última semana, depois de ser noticiado como prioridade do secretário de Periferias, Guilherme Simões.
Mas, o que é a recém-criada Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos? E o que faz o secretário?
Guilherme Simões
Nascido na zona sul de São Paulo, e militante do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) na capital paulista, Guilherme está no comando da Secretaria Nacional de Políticas para Territórios Periféricos – pasta vinculada ao Ministério das Cidades, de Jader Filho (MDB).
O ministério é responsável por lidar com temas como habitação — incluindo o programa Minha Casa, Minha Vida —, transporte público e saneamento. A nova secretaria deverá tratar especificamente de assuntos como a urbanização de favelas e a relação com movimentos periféricos como prevenção de riscos, como enchentes e deslizamentos de terra.
Secretaria das Periferias
A inédita secretaria vêm se popularizando e sendo chamada de Secretaria de Periferias e o secretário foi pelo coordenador do MTST e deputado federal eleito Guilherme Boulos (Psol-SP).
VAI TER PERIFERIA EM BRASÍLIA! Meu companheiro de lutas Guilherme Simões será o Secretário Nacional de Periferias. Morador do Grajaú, extremo Sul de SP, militante do MTST e do Movimento negro Raiz da Liberdade, Simões vai ser uma voz dos movimentos periféricos em Brasília! pic.twitter.com/RRI26wPd5p
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) January 24, 2023
A nova secretaria, está entre as cinco que compõem o Ministério das Cidades. A pasta, criada originalmente em 2003, no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, havia sido extinta pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.Guilherme Simões deu uma entrevista no início de fevereiro para a Agência Brasil. No link você confere na íntegra algumas de suas metas, história de vida e objetivos com o cargo que ocupou no governo Lula.
Leia mais:
Ativista indígena do AM participa de encontro de influenciadores com Lula, em Brasília