terça-feira, julho 23, 2024
33.3 C
Manaus
InícioGeralSociedadePrefeitura alerta banhistas para cuidados na Ponta Negra durante Carnaval

Prefeitura alerta banhistas para cuidados na Ponta Negra durante Carnaval

Publicado em

Publicidade

Carnaval com segurança sempre é uma fórmula garantida para boas recordações, e se for na praia, a brincadeira fica ainda mais segura seguindo dicas e recomendações das equipes da Prefeitura de Manaus, que atuam diariamente no complexo turístico Ponta Negra.

Para o chefe do Pelotão de Guarda-Vidas, tenente do Corpo de Bombeiros, Aluísio Cruz, os foliões que forem usar o balneário no fim de semana e no período carnavalesco devem atentar para o uso correto e seguro da praia e do banho.

“Quem tem hábito de ingerir bebida alcoólica com mais intensidade deve atentar que seus sentidos são afetados, ficando menos aguçado, e a pessoa fica com a capacidade comprometida de flutuar, mergulhar e nadar”, reforçou o tenente.

E outro ponto de destaque é o cuidado com crianças, para que nunca fiquem sozinhas, nem por um instante. “Em razão do volume de frequentadores, a responsabilidade deve ser redobrada de pessoas com crianças, para não as perderem de vista. E chamamos atenção ainda para o respeito ao limite das boias de segurança para que os banhistas não ultrapassem”, disse.

Cruz comentou que as orientações do Corpo de Bombeiros são para evitar acidentes e incidentes e que os foliões possam brincar na praia de forma segura e responsável.

Proibições

Com o aumento de frequentadores, a coordenação do complexo alerta para a segurança e o bom uso das instalações, lembrando os itens proibidos no parque.

Garrafas de vidro são proibidos na praia por questões de segurança, por serem perfurocortantes. Em média, a comissão que atua na gestão do complexo tem feito a apreensão e recolhido entre 150 e 180 garrafas por semana.

Os permissionários que trabalham no complexo são proibidos, por contrato, de vender bebidas engarrafadas em vidro. A orientação é que o público frequentador não leve para o espaço, garrafas e objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos.

A recomendação é que façam uso de garrafas plásticas para transportar bebidas. A comissão que coordena a gestão do parque faz diversas abordagens orientando e apreendendo os objetos proibidos.

O trabalho é feito como orientação e informação, e as medidas de prevenção devem ser individuais, com a colaboração da população. Na praia e no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.

“Solicitamos ainda que pessoas com seus cães de estimação não entrem no rio com os animais. O espaço é público e muitos frequentadores ficam incomodados em tomar banho com cachorros ao lado. A segurança e o bem-estar de todos são nossas maiores preocupações”, afirmou o coordenador da comissão do parque, Alberto Maciel.

Acesso

O acesso à praia do complexo é permitido de segunda a domingo, das 6h às 17h. A Prefeitura de Manaus ressalta que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio.

Não apenas os frequentadores devem respeitar as marcações, mantendo sua segurança, mas também os proprietários de embarcações. Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, atuam para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto no balneário.

Além do horário indicado para banho, até as 17h, e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas. O horário visa o bom uso da praia, uma vez que a visibilidade no rio Negro, de águas escuras, fica prejudicada com o anoitecer. Os salva-vidas estão no local até as 17h.

Os corpos permanentes de segurança, incluindo Guarda Municipal, com ciclopatrulha, a Polícia Militar e bombeiros atuam no monitoramento da praia e na segurança dos banhistas, bem como na segurança e manutenção do patrimônio de todo o complexo. Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) também reforçam a higiene do calçadão e da praia perene.

Últimas Notícias

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...

Manaus se destaca pela redução de perdas de água

Estudo do Instituto Trata Brasil revela queda de 26 pontos percentuais nos últimos anos Manaus...

Mais como este

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...