quinta-feira, junho 20, 2024
26.3 C
Manaus
InícioFestival de ParintinsComo chegar até o Festival de Parintins

Como chegar até o Festival de Parintins

Publicado em

Publicidade

O Festival Folclórico de Parintins é um dos eventos mais populares e tradicionais do Brasil, realizado anualmente na cidade de Parintins, no estado do Amazonas. Para aproveitar ao máximo essa experiência única, é essencial se planejar bem, desde a escolha da data até a logística de transporte.

O evento reúne milhares de pessoas de diferentes partes do país e do mundo, que vêm apreciar as ricas manifestações culturais e folclóricas da região amazônica. Durante três dias intensos, os bois-bumbás Caprichoso e Garantido se apresentam em uma competição onde contam histórias por meio de danças, músicas e figurinos.

Com o devido planejamento, você poderá desfrutar plenamente de toda a magia e encanto desse evento cultural no coração da Amazônia brasileira. Todas as informações que você precisa estão no artigo a seguir.

Onde fica a cidade de Parintins

A ilha de Parintins fica a aproximadamente 369 quilômetros da capital Manaus. Rodeada por belos lagos e praias de areias brancas, possui uma população de mais de 103 mil habitantes.

Durante o Festival Folclórico de Parintins, a cidade se transforma em um centro de celebração cultural, atraindo mais de 50 mil turistas todos os anos.

O Festival de Parintins e sua importância cultural

O Festival Folclórico de Parintins é uma das maiores festas populares do Brasil e representa a rica cultura amazônica, além de destacar o folclore do Amazonas. Ele é marcado pela disputa entre os bois Garantido e Caprichoso, que se apresentam no famoso Bumbódromo.

As apresentações dos bois são verdadeiros espetáculos de dança, música e teatro, envolvendo milhares de pessoas da comunidade local. As torcidas se vestem com as cores dos seus bois e criam uma atmosfera de grande rivalidade e emoção durante as apresentações.

O Festival de Parintins é reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), devido à sua importância para a preservação das tradições e manifestações culturais da região amazônica.

Opções de transporte para Parintins

Quando se trata de chegar até Parintins, existem duas opções principais de transporte: avião e barco. A cidade está localizada no coração da Amazônia, rodeada por rios e florestas exuberantes, o que torna essas opções ideais para alcançá-la.

A seguir, saiba mais sobre as opções de transporte para Parintins e suas particularidades.

De avião

É possível chegar a Parintins por meio de voos diretos de Manaus, que têm duração aproximada de 1 hora ou 40 minutos, dependendo da aeronave. Em 2023, a Azul vai ampliar o número de voos para Parintins de maneira recorde, rivalizando até com a ponte Rio-São Paulo.

De barco

Outra opção é chegar a Parintins de barco. A cidade é acessível por meio de transporte fluvial, navegando pelos rios Amazonas e Madeira.

Existem barcos regionais que fazem o trajeto de Manaus a Parintins, com uma duração média de 20 horas de viagem. Essa opção é mais demorada, mas proporciona uma experiência única de conhecer a paisagem e a vida ribeirinha da região amazônica, além de impulsionar o turismo no Amazonas.

Os visitantes que queiram chegar em menos tempo podem optar pela linha de lanchas rápidas.

Hospedagem e ingressos

Parintins oferece diversas opções de hospedagem para os visitantes durante o Festival Folclórico. É recomendável fazer reservas com antecedência, pois a demanda é alta nessa época do ano. Algumas opções de hospedagem incluem hotéis, pousadas e até mesmo casas de famílias locais que alugam quartos via plataformas como Airbnb.

Para assistir ao Festival Folclórico de Parintins, é necessário adquirir ingressos com antecedência, pois os espetáculos são bastante concorridos. É possível comprar os ingressos pela Amazon Best, que controla o acesso ao Bumbódromo, pelo site oficial.

Parintins é uma cidade rica em cultura e belezas naturais, tendo como principal destaque o Festival Folclórico de Parintins, que atrai visitantes de todo o Brasil e até do exterior, impulsionando o turismo no Amazonas. Agora que você já tem todas as informações que precisa para aproveitar o evento, comece a se preparar para se encantar com a festa, as tradições e a hospitalidade do povo parintinense, mergulhando nas raízes do folclore do Amazonas.

Leia mais:
“Embarque na Magia de Parintins” encanta turistas no Aeroporto
Roteiro “instagramável” no Festival de Parintins
Hospedagem em Parintins: onde ficar para curtir o festival

Últimas Notícias

AM é o 3º Estado que mais reduziu roubos de veículos em 2024

Redução significativa foi registrada entre janeiro e abril deste ano O Amazonas se destacou como...

Atletas do ‘Manaus Olímpica’ conquistam medalhas de Natação

Destaque para Pietra Menezes e Gabriel Castro em competição realizada em Salvador Entre os dias...

Pelo quarto ano seguido, AM é estado que mais investe em mestres e doutores

O Amazonas novamente liderou o ranking anual dos estados brasileiros que mais investem na...

Festa dos Visitantes: Como trocar os ingressos?

Ingressos limitados serão disponibilizados nos dias 25 e 27 de junho na Escola Estadual...

Mais como este

AM é o 3º Estado que mais reduziu roubos de veículos em 2024

Redução significativa foi registrada entre janeiro e abril deste ano O Amazonas se destacou como...

Atletas do ‘Manaus Olímpica’ conquistam medalhas de Natação

Destaque para Pietra Menezes e Gabriel Castro em competição realizada em Salvador Entre os dias...

Pelo quarto ano seguido, AM é estado que mais investe em mestres e doutores

O Amazonas novamente liderou o ranking anual dos estados brasileiros que mais investem na...