quarta-feira, julho 24, 2024
26.3 C
Manaus
InícioAmazôniaMeio AmbienteAmazônia ultrapassa o Cerrado em área de pastagem no Brasil

Amazônia ultrapassa o Cerrado em área de pastagem no Brasil

Publicado em

Publicidade

A MapBiomas, rede formada por ONGs, universidades e startups de tecnologia que monitora a superfície de água e fogos mensalmente, divulgou, no início deste mês (06/10), dados que revelam que a Amazônia ultrapassou o Cerrado em área de pasto no Brasil, sendo atualmente o bioma brasileiro com maior área de pastagens recém-abertas no país.

A pesquisa foi feita com base em mais de 200.000 imagens e analisou o período compreendido entre os anos de 1985 a 2022 da agropecuária no Brasil. Seus dados revelam que, em 1985, as áreas de pastagem no país ocupavam 13,7 milhões de hectares somente na Amazônia, número que foi elevado para 57,7 milhões de hectares na mesma região.

Avanço acelerado das áreas de pasto tem motivo

É o segundo ano consecutivo em que a Amazônia supera o Cerrado em tamanho de área para pastagem. A primeira vez ocorreu em 2021, quando a Amazônia superou em 2,1 milhões de hectares a área de pastagem do Cerrado. Essa diferença triplicou e, atualmente, os pastos na região norte compreendem 6,4 milhões de hectares a mais que os da região centro-oeste.

O avanço acelerado dessas áreas é explicado pela alta no desmatamento na região norte e pela conversão de áreas de pastos do Cerrado em plantações de grãos como soja. A pesquisa revela, ainda, que muitas das áreas abertas na Amazônia são utilizadas para especulação imobiliária e são pastagens sem produção, usadas somente para demarcar território.

Cerca de 45% das áreas de pasto na Amazônia são recentes, com menos de 20 anos. A MapBiomas divulgou ainda que 03 em cada 04 hectares de pastagem têm origem a partir de 1990, e 15% dessa área foi criada nos últimos 05 anos.

Enquanto isso, houve declínio nas áreas de pasto no Cerrado, que passaram de 55 milhões de hectares para 51,3 milhões entre os anos de 2013 a 2022.

Agropecuária em expansão

Em termos gerais, a agropecuária teve um crescimento de cerca de 50% entre os anos de 1985 a 2022, avançando sobre 95,1 milhões de hectares no Brasil – cada hectare corresponde a aproximadamente um campo de futebol –, o que corresponde a uma área maior do que o terceiro maior estado brasileiro, Mato Grosso, e equivale a 10,6% do território nacional.

No final de 2022, a agropecuária ocupava ao todo 283 milhões de hectares, uma área equivalente aos estados do Amazonas e do Pará juntos. Em termos de comparação, em 1985 essa área equivalia a 187,3 milhões de hectares, representando um pouco mais de um quinto do território do país.

A MapBiomas divulgou que 64% do avanço da agropecuária no Brasil ocorre em razão do desmatamento para pastagens, os outros 26%  em áreas que já foram destruídas indevidamente e os 10% restantes são em áreas de desmatamento direto para a agricultura.

Campeões de desmatamento

Em termos de maiores áreas de desmatamento para pastagem, os estados campeões foram: Pará (18,5 milhões de hectares), Mato Grosso (15,5 milhões de hectares), Rondônia (7,4 milhões de hectares), Maranhão (5,4 milhões de hectares) e Tocantins (4,5 milhões de hectares);

Em termos de maiores áreas de desmatamento para agricultura, os campeões são: Mato Grosso (3 milhões de hectares), Rio Grande do Sul (2,6 milhões de hectares), Bahia (1,8 milhão de hectares), Maranhão (790 mil hectares) e Goiás (550 mil hectares).

Leia mais:
Número de botos mortos pela seca na Amazônia passa de 150

Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

 

Últimas Notícias

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...

Manaus se destaca pela redução de perdas de água

Estudo do Instituto Trata Brasil revela queda de 26 pontos percentuais nos últimos anos Manaus...

Mais como este

PC-AM prende mais duas pessoas por desvio de medicamentos em Manaus

Cerca de três meses depois da deflagração da primeira fase da Operação Corsário, a...

União Europeia fará doação de R$120 milhões ao Fundo Amazônia

Nesta segunda-feira (22), o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a...

MEC divulga edital do ‘Enade das Licenciaturas’

O Ministério da Educação (MEC) oficializou procedimentos, regras e cronograma do primeiro Exame Nacional...