quinta-feira, julho 25, 2024
30.3 C
Manaus
InícioGeralSistema de abastecimento de água vai beneficiar mais de 4 mil moradores

Sistema de abastecimento de água vai beneficiar mais de 4 mil moradores

Publicado em

Publicidade

Mais de 4 mil moradores da comunidade Ismail Aziz, que fica no bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade terão acesso à água tratada 24h por dia pela primeira vez. Um sistema hidráulico completo foi implantado pela Águas de Manaus para garantir água potável na localidade. O sistema está em fase de testes e deve entrar em operação plena nas primeiras semanas de junho.

Foram construídos 5,5 mil metros de redes de abastecimento de água no Ismail Aziz. A comunidade também ganhou um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), de 200 metros de profundidade, que foi instalado exclusivamente para atender a área. A estrutura tem capacidade de produzir mais de 2,1 mil litros de água tratada por minuto e irá garantir qualidade de vida e dignidade aos moradores. Nesta semana equipes estão percorrendo a comunidade para finalizar as instalações dos hidrômetros e realizar os últimos testes hidráulicos. 

A líder comunitária do Ismail Aziz, Lieger Esperança, tem 52 anos e mora no local há nove. Ela disse que a chegada da água vem sendo muito comemorada pelos moradores, já que até então, eles enfrentavam algumas dificuldades para conseguir o item. “Alguns moradores perfuraram poços e acabavam distribuindo esta água aqui. No entanto, não havia qualquer controle sobre a procedência e essa água às vezes só era fornecida duas ou três vezes por semana. Tivemos muitas dificuldades aqui, mas agora, com a chegada dessa nova estrutura, nossa realidade irá mudar para melhor. Já estamos ansiosos para esta nova fase de nossas vidas”, ressaltou a moradora. 

Segundo o gerente de operações da Águas de Manaus, Lineu Machado, a estrutura implantada no sistema hidráulico do Ismail Aziz vai garantir um abastecimento contínuo e de qualidade para os moradores. “Aqui, por ser uma área afastada das nossas estações de tratamento, foi necessário instalarmos um Centro de Produção de Águas. No entanto, esta água passa pelos mesmos requisitos de qualidade. E vamos seguir monitorando todos os itens, para asseguramos a potabilidade deste líquido. A chegada da água tratada vai transformar a vida destas pessoas”, destacou.  

No último fim de semana uma ação itinerante foi realizada no Ismail Aziz, com a finalidade de fazer o cadastro dos moradores. Todos estão sendo cadastrados na Tarifa Manauara, que é o benefício que concede 50% de desconto no valor da fatura. Uma equipe da Responsabilidade Social também esteve presente para tirar dúvidas e orientar os clientes sobre o uso correto da água, como economizar e como entender a fatura, já que muitas destas famílias nunca tiveram água de forma regular.  

“Nossa gestão é voltada para o relacionamento, pois entendemos que além de água, também levamos dignidade a estas famílias. Desta forma, mantemos um olhar especial às famílias vulneráveis, além de contato direto com as lideranças destas comunidades, que são uma ponte entre a empresa e a população”, destacou o relações institucionais da concessionária, Semy Ferraz.

Leia mais:
Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar mais de 215 mil pessoas, em Manaus
Na Áustria, Wilson Lima conhece sistema modelo de tratamento de esgoto e visa projeto para o AM
AM vai avançar com novo marco do saneamento, diz Wilson Lima

Com informações da Assessoria da Águas de Manaus*

Últimas Notícias

Idam capacita mais de 100 piscicultores em Novo Airão

Dia de Campo oferece novas tecnologias e metodologias para piscicultura Mais de 100 piscicultores participaram...

Indígenas de São Gabriel da Cachoeira participam de oficinas

Cerca de 100 artesãos e produtores indígenas participaram do evento De 1 a 4 de...

Cetam preenche mais de 6 mil vagas para cursos gratuitos

Inscrições online foram realizadas nos dias 22 e 23 de julho O Centro de Educação...

Apostador de Manaus ganha sozinho o prêmio de R$250 milhões da +Milionária

Uma aposta única feita em Manaus acertou as seis dezenas e os dois trevos...

Mais como este

Idam capacita mais de 100 piscicultores em Novo Airão

Dia de Campo oferece novas tecnologias e metodologias para piscicultura Mais de 100 piscicultores participaram...

Indígenas de São Gabriel da Cachoeira participam de oficinas

Cerca de 100 artesãos e produtores indígenas participaram do evento De 1 a 4 de...

Cetam preenche mais de 6 mil vagas para cursos gratuitos

Inscrições online foram realizadas nos dias 22 e 23 de julho O Centro de Educação...