Mais de 4 mil moradores da comunidade Ismail Aziz, que fica no bairro Santa Etelvina, zona Norte da cidade terão acesso à água tratada 24h por dia pela primeira vez. Um sistema hidráulico completo foi implantado pela Águas de Manaus para garantir água potável na localidade. O sistema está em fase de testes e deve entrar em operação plena nas primeiras semanas de junho.
Foram construídos 5,5 mil metros de redes de abastecimento de água no Ismail Aziz. A comunidade também ganhou um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), de 200 metros de profundidade, que foi instalado exclusivamente para atender a área. A estrutura tem capacidade de produzir mais de 2,1 mil litros de água tratada por minuto e irá garantir qualidade de vida e dignidade aos moradores. Nesta semana equipes estão percorrendo a comunidade para finalizar as instalações dos hidrômetros e realizar os últimos testes hidráulicos.
A líder comunitária do Ismail Aziz, Lieger Esperança, tem 52 anos e mora no local há nove. Ela disse que a chegada da água vem sendo muito comemorada pelos moradores, já que até então, eles enfrentavam algumas dificuldades para conseguir o item. “Alguns moradores perfuraram poços e acabavam distribuindo esta água aqui. No entanto, não havia qualquer controle sobre a procedência e essa água às vezes só era fornecida duas ou três vezes por semana. Tivemos muitas dificuldades aqui, mas agora, com a chegada dessa nova estrutura, nossa realidade irá mudar para melhor. Já estamos ansiosos para esta nova fase de nossas vidas”, ressaltou a moradora.
Segundo o gerente de operações da Águas de Manaus, Lineu Machado, a estrutura implantada no
No último fim de semana uma ação itinerante foi realizada no Ismail Aziz, com a finalidade de fazer o cadastro dos moradores. Todos estão sendo cadastrados na Tarifa Manauara, que é o benefício que concede 50% de desconto no valor da fatura. Uma equipe da Responsabilidade Social também esteve presente para tirar dúvidas e orientar os clientes sobre o uso correto da água, como economizar e como entender a fatura, já que muitas destas famílias nunca tiveram água de forma regular.
“Nossa gestão é voltada para o relacionamento, pois entendemos que além de água, também levamos dignidade a estas famílias. Desta forma, mantemos um olhar especial às famílias vulneráveis, além de contato direto com as lideranças destas comunidades, que são uma ponte entre a empresa e a população”, destacou o relações institucionais da concessionária, Semy Ferraz.
Leia mais:
Nova Estação de Tratamento de Esgoto vai beneficiar mais de 215 mil pessoas, em Manaus
Na Áustria, Wilson Lima conhece sistema modelo de tratamento de esgoto e visa projeto para o AM
AM vai avançar com novo marco do saneamento, diz Wilson Lima
Com informações da Assessoria da Águas de Manaus*