A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), emitiu um alerta para todas as escolas do Amazonas, sejam da rede pública ou privada, sobre um golpe que tem como alvo as unidades de ensino do estado. Golpistas têm utilizado ligações para se passar por falsos líderes de facções criminosas e extorquir dinheiro via PIX das escolas, alegando que o pagamento impedirá ataques fictícios planejados pelas organizações criminosas.
Golpistas falsos miram escolas
De acordo com o Coordenador do Nise, o delegado Denis Pinho, as vítimas dessas chamadas enfrentam terrorismo psicológico, recebendo ameaças de represálias, como invasões e ataques, caso não cumpram as exigências financeiras. O golpe, que inicialmente era aplicado em empresas privadas e posteriormente em pessoas físicas, agora encontrou um novo alvo: as instituições educacionais.
Diante dessa ameaça, o delegado Pinho enfatizou a importância de ações preventivas nas escolas, trabalhando em conjunto com gestores, docentes, alunos e a comunidade escolar. Ele alertou para a necessidade de não ceder às exigências dos golpistas e recomendou que as vítimas mantenham a calma, certifiquem-se de detalhes relevantes e, acima de tudo, evitem realizar qualquer transferência de valores.
Canal de denúncias
Para denunciar casos suspeitos, o Nise disponibilizou canais de contato com as autoridades, incluindo o número 190, 181 e um canal específico no WhatsApp: (92) 99414-0480.
Leia mais:
Novos golpes do IPVA e Auxílio Estadual: Governo do AM alerta população
Golpe do cartão trocado: Procon-AM alerta!
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook