O Amazonas é o estado com o segundo maior número de residências sem banheiro no Brasil, com 92 mil unidades. Isso representa 1 em cada 13 residências no estado. Esses são dados do relatório do Instituto Trata Brasil de 2022.
A pesquisa aponta que, na Região Norte, 401 mil moradias não possuem banheiro de uso exclusivo, o que correspondeu a 30,1% do total nacional. Os maiores problemas estavam nos estados do Pará e Amazonas, onde se situavam, respectivamente, 255 mil e 92 mil residências sem banheiro de uso exclusivo.
A cada 100 residências amazonenses, oito não têm banheiro. Isso significa que, em cada bairro, é provável que haja pelo menos uma residência sem banheiro.
Métricas nacionais, do relatório, mostram que 4,4 milhões de brasileiros não têm banheiro em casa.
Confira outros dados:
- A privação de acesso à rede de coleta de esgoto afetou 69,7 milhões de pessoas em 2022. Quase 60% desses brasileiros moravam nas regiões Nordeste e Norte;
- A irregularidade no fornecimento de água tratada afetou 51,2 milhões de brasileiros. No Norte, a incidência de pessoas com esse tipo de privação foi de 44,4%, a maior entre todas as regiões;
- A privação de reservatório de água afetou quase 32 milhões de pessoas em 2022. Metade desses brasileiros morava nas regiões Nordeste e Norte;
- A privação de acesso à rede geral de distribuição de água tratada afetou 27,3 milhões de brasileiros em 2022. No Norte, 4 a cada 10 pessoas foram prejudicadas.
Dia Mundial do Banheiro
Os dados só reforçam que, a falta de banheiros adequados é um problema nacional. O descarte incorreto dos excrementos humanos podem causar, em excesso, a contaminação da água e do solo.
Neste domingo, dia 19 de novembro, é celebrado Dia Mundial do Banheiro — data criada para chamar atenção para a importância do acesso a banheiros e ao esgotamento sanitário.
Leia mais:
CNJ aprova resolução contra discriminação em pedidos de adoção
Gases do efeito estufa bateram recorde em 2022, diz ONU
Justiça suspende licença à exploração de potássio no AM
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook