Nesta segunda-feira (3), a dançarina, professora e Cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, foi agraciada com a Medalha Ruy Araújo, a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM). A homenagem foi aprovada por meio do Projeto de Resolução Legislativa (PRL) n° 29/2024, e obteve aval dos 24 deputados estaduais do estado.
Instituída pela Lei Estadual n° 105, de 28/05/1981, a medalha Ruy Araújo é uma “homenagem especial a quem se distinguir, por seus méritos, no meio político, jurídico ou cultural e demais segmentos da sociedade amazonense”.
PRL n° 29/2024
De acordo com o texto do PRL, Isabelle reafirmou o Amazonas como lugar de destino nacional durante sua participação no Big Brother Brasil 24 (BBB24), o que trará impactos positivos à economia:
“Durante sua passagem pelo reality show Big Brother Brasil, Isabelle Nogueira
enalteceu a gastronomia, os pontos turísticos, a beleza da selva e a força do rio
Amazonas. Narrou as lendas amazônicas, mitos e abordou temas relevantes para o povo
da Amazônia, como nossa herança ancestral e a defesa dos povos guardiões da floresta”, diz o documento.
Isabelle recebe honraria
A entrega da medalha aconteceu em Sessão Especial da Aleam, que foi transmitida ao vivo e pode ser acessada pelo Youtube. O evento lotou o plenário com a presença de amigos e familiares de Isabelle, além de apresentações dos bois Garantido e Caprichoso, que foram prestigiar a Cunhã.
Em seu discurso de agradecimento pela honraria, Isabelle expressou gratidão ao estado do Amazonas e aos bois de Parintins:
“Com muita gratidão e muita alegria, e com a unificação das nossas duas cores, nós mostramos pro mundo a força do povo amazonense. Eu me sinto, mais do que nunca, muito orgulhosa e honrada de ser mulher amazônida”, expressou Isabelle no início de seu discurso.
Isabelle também refletiu sobre sua jornada e as dificuldades enfrentadas como mulher. “Quem recebe essa medalha não é uma celebridade, é uma mulher do povo, pois é assim que eu me sinto, com toda minha história de vida e tudo que já passei. Hoje eu sou a imagem da mulher que pode vencer, mas eu também já fui a imagem da mulher que pode e deve se reerguer. Não é fácil ser mulher. É um desafio que nasce quando mal sabemos ficar de pé”, acrescentou.
Encerrando seu discurso, Isabelle prometeu continuar representando sua terra natal. “Prometo e me comprometo que onde eu estiver, lá estará meu Amazonas”, disse ela.
Leia mais:
Isabelle Nogueira recebe título de embaixadora do Festival de Parintins
Isabelle retorna aos palcos de Manaus no Arena Planeta Boi
Drones avisarão sobre queimadas no Sul do Amazonas
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook