O Amazonas registrou o segundo maior crescimento do Brasil no setor de turismo, com avanço de 6,9% em agosto de 2025, conforme dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado ficou atrás apenas do Rio de Janeiro (2,5%) e superou grandes centros turísticos como São Paulo, Paraná e Minas Gerais, que apresentaram retração no mesmo período.
O resultado reflete a retomada do setor no estado e o fortalecimento das ações do Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). De acordo com o presidente do órgão, Marcel Alexandre, o desempenho é fruto de um trabalho contínuo de promoção do turismo local.
“Estamos colhendo os frutos de um trabalho intenso. O Amazonas foi o segundo estado do país em crescimento das atividades turísticas, superando potências como São Paulo e Paraná. Isso mostra que o Amazonas está construindo uma nova história no cenário nacional”, destacou o presidente da Amazonastur.
O crescimento foi impulsionado, principalmente, pelos setores de hospedagem, alimentação, transporte e serviços de buffet, que tiveram aumento na movimentação de visitantes. Campanhas de divulgação, participação em feiras e o fortalecimento de roteiros turísticos que valorizam a natureza e a cultura amazônica foram determinantes para o bom desempenho.

Com os novos resultados, o Amazonas reforça sua posição como um dos destinos turísticos em maior expansão no país, consolidando o turismo como motor importante para a economia local e para a geração de empregos no estado.
Leia mais:
Shutdown nos EUA: entenda como a paralisação afeta voos, turismo e servidores
David Almeida destaca crescimento do turismo em Manaus e projeção internacional
IMMU realiza operação de combate ao transporte clandestino na Av. do Turismo
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

