O governador Wilson Lima lançou nesta segunda-feira (3/11) a Operação Natal Mais Seguro 2025, iniciativa que reforçará a segurança durante as compras e festividades de fim de ano em Manaus e no interior do Amazonas. A ação mobiliza 1.650 policiais militares, incluindo 500 alunos soldados da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) em estágio supervisionado, que passam a atuar nas ruas da capital. O lançamento aconteceu na Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro de Manaus.
Coordenada pela Polícia Militar e integrada às forças de segurança do estado, a operação seguirá até o início de janeiro de 2026, com foco em áreas comerciais e bancárias de grande movimentação, como Centro, Vieiralves, Manoa, Alvorada, Parque 10 e Avenida Hilário Gurjão.
“A presença da polícia é importante. Todas as vezes que um cidadão vê um homem fardado, isso passa tranquilidade para a população. Essa é a missão de vocês: proteger a nossa sociedade”, afirmou Wilson Lima.
O evento contou com a participação do secretário de Segurança Pública, coronel Vinicius Almeida, do comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva, do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz, além de deputados, vereadores e representantes de associações comerciais, como Bruno Loureiro (ACA-AM) e Ezra Benzion (FCDL-AM).

FOTO: Diego Peres, Alex Pazuello e Mauro Neto/Secom
Reforço tecnológico
A operação contará ainda com o suporte do Sistema Paredão, com mais de 1,5 mil câmeras de videomonitoramento conectadas ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). A tecnologia permite a identificação rápida de situações suspeitas e direcionamento eficiente das equipes em campo.
“Este ano teremos um aparato tecnológico maior, com uso de câmeras e ferramentas de inteligência, que ajudam a polícia a agir de forma mais rápida e eficiente”, destacou Wilson Lima.

FOTO: Diego Peres, Alex Pazuello e Mauro Neto/Secom
Estratégia de policiamento
A Operação Natal Mais Seguro 2025 envolverá todas as modalidades de policiamento, incluindo viaturas, Rocam Motos, cavalaria, ciclopatrulha e policiamento a pé, com equipes dos Comandos de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE) e do Interior (CPI), além do Serviço Extra Gratificado (SEG).
O objetivo é reforçar a segurança em áreas de grande fluxo comercial e bancário, prevenindo furtos, roubos e outras práticas criminosas, garantindo mais segurança para lojistas e consumidores.
“São 1.650 homens, sendo 1.250 na capital e 400 no interior. Vamos atuar em todas as principais áreas comerciais durante o período de festas, com todas as modalidades de policiamento”, explicou o comandante-geral da PM, coronel Klinger Paiva.
O aluno soldado Paulo Vieira destacou a importância do momento para a carreira dos novos policiais. “Representa o início de uma nova jornada, em que provamos que estamos capacitados. Foram cinco meses de preparação constante, e hoje iniciamos a operação com a expectativa de proteger a população”, afirmou.
Leia mais:
Alerta! Piratas armados desafiam segurança nos rios do Amazonas
Lula inaugura Centro de Cooperação Policial Internacional da PF em Manaus
Guerra tecnológica na Amazônia: facções usam drones para driblar a polícia
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

