O governo do Paraná anunciou que as famílias de Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado, afetadas pela tempestade que atingiu a região na sexta-feira (7), vão receber auxílio financeiro de até R$ 50 mil para reconstrução de suas casas. O valor faz parte de um investimento de R$ 50 milhões liberado por meio do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap).
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, os recursos serão repassados diretamente às famílias atingidas. A proposta foi encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná no sábado (8) e aprovada em regime de urgência no domingo (9).
Além do apoio financeiro, o governo autorizou a reconstrução das escolas destruídas pela tempestade. Em função dos danos nas instituições de ensino, as provas do Enem na cidade foram adiadas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), três tornados atingiram o interior do estado durante o temporal. Em Rio Bonito do Iguaçu, o fenômeno, classificado como F3, com ventos de até 250 km/h, devastou cerca de 90% da área urbana.
As milhares de pessoas desabrigadas estão sendo acolhidas em abrigos públicos organizados pela prefeitura e pela Defesa Civil. Outras cidades, como Turvo e Guarapuava, também registraram tornados, ambos de categoria F2.
O balanço da Defesa Civil aponta seis mortes e mais de 700 feridos em consequência da tempestade que devastou parte do estado.
*Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Tornado no Paraná deixa 5 mortos e mais de 130 feridos
Furacão Melissa ameaça 1,6 milhão de crianças no Caribe, alerta Unicef
Furacão Melissa deve ser o mais devastador do século na Jamaica
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

