Dois filhotes de peixe-boi foram resgatados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), na manhã desta quinta-feira (4), no município de Codajás, após moradores denunciarem a manutenção ilegal dos animais silvestres.
Funcionários da Prefeitura de Codajás foram os primeiros a chegar ao local apontado na denúncia e retiraram os filhotes da situação de risco. Em seguida, solicitaram o apoio do BPAmb, que deu continuidade à operação e assumiu o transporte dos mamíferos até Manaus.
Os peixes-boi foram encaminhados ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde passaram a receber atendimento veterinário especializado. De acordo com a equipe do BPAmb, os filhotes apresentavam sinais visíveis de maus-tratos.
Segundo o capitão PM Dilson Castro, a ação conjunta entre o poder municipal e a Polícia Militar foi decisiva para o resgate. “Um dos filhotes apresentava ferimento na cauda, pois estava amarrado. É importante reforçar o apelo à comunidade ribeirinha: não mantenham animais silvestres em cativeiro. Qualquer informação sobre esse tipo de situação deve ser comunicada ao Batalhão Ambiental, e iremos agir em qualquer lugar do Amazonas para combater maus-tratos e apoiar no resgate, se necessário for”, afirmou.
No Inpa, os animais passaram por avaliação veterinária e deram início ao tratamento. Um dos filhotes apresentava um abscesso decorrente de ferimento, possivelmente causado por arpão, segundo o chefe veterinário do instituto, Anselmo da Fonseca.
“Um dos filhotes tem um abscesso por conta do ferimento e vai precisar de antibióticos, limpeza constante e monitoramento. O outro não apresenta lesões graves, mas ambos iniciarão o protocolo de alimentação artificial, uma dieta desenvolvida pelo laboratório que se aproxima ao máximo do leite materno”, explicou o veterinário.
A Polícia Militar reforça que denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelo número 190, garantindo sigilo do denunciante.
Leia mais:
Maus-tratos de animais: AM registra mais de 200 casos em 10 meses
PF apreende 300 canários-da-terra em malas no Aeroporto de Manaus
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

