As instituições de ensino superior que participam do Sisu 2026 iniciam, nesta quarta-feira (11 de fevereiro), a convocação dos candidatos que manifestaram interesse na lista de espera. Este processo segue rigorosamente a ordem de classificação, as modalidades de concorrência e a disponibilidade de vagas remanescentes em cada curso.
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo no WhatsApp.
Diferente da chamada regular, os resultados da lista de espera não são centralizados pelo MEC. Os estudantes devem verificar a convocação diretamente nos canais oficiais e sites das universidades ou institutos escolhidos durante a inscrição. As diretrizes que regem esta fase estão detalhadas no Edital nº 29/2025.
Sisu 2026 tem recorde de vagas e foco em ações afirmativas
A edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada consolidou-se como a maior da história do programa. Ao todo, são ofertadas mais de 274 mil vagas, distribuídas em 7,3 mil cursos de 136 instituições públicas de ensino. Esse volume representa um crescimento de 5% em comparação ao ano anterior, injetando 13 mil novas oportunidades no sistema.
Um ponto central desta edição é o fortalecimento da democratização do acesso. Do montante total de vagas, 54,3% (cerca de 148,9 mil) são reservadas para a Lei de Cotas e ações afirmativas próprias das instituições. As universidades federais lideram essa oferta, com 106,3 mil vagas destinadas a esse público.
Novas regras de seleção e aproveitamento de notas
Uma das principais novidades implementadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Sisu 2026 é a flexibilidade no uso dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Pela primeira vez, o sistema considerou o desempenho dos candidatos nas edições de 2023, 2024 e 2025.
Para fins de classificação, o sistema seleciona automaticamente a nota que resulte na melhor média ponderada para o curso escolhido, desde que o estudante não tenha realizado a prova na condição de treineiro. Assim como ocorrido em 2025, o processo seletivo deste ano foi unificado em uma única etapa de inscrição para os dois semestres letivos.
Leia mais:
Inscrições Prouni 2026 abrem hoje e oferecem bolsas de estudo com nota do Enem
Cetam lança plataforma unificada para agilizar inscrições em cursos
Inscrições para o Sisu 2026 terminam nesta sexta-feira (23)
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook

