Projeto chega à sua segunda edição e tem como meta destinar cinco toneladas de resíduos para a reciclagem durante o festival
Lugares turísticos, avenidas e praças de Parintins começaram a receber os ecopontos do “Recicla, Galera”, para estimular a destinação correta de resíduos recicláveis durante o 56º Festival Folclórico de Parintins. O projeto é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e pela Coca-Cola Brasil.
Os ecopontos, também conhecidos como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), têm como objetivo facilitar a destinação e a coleta de resíduos gerados em bares, restaurantes e festas paralelas ao longo da semana do festival. De acordo com a Sema, as estruturas estarão disponíveis para uso a partir desta segunda-feira (26/06).
Com o propósto de promover uma festa mais sustentável para todos, o projeto concentra uma série de atividades que terão um impacto positivo tanto para o festival quanto para a cidade, segundo a secretária adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda.
“Nós estaremos instalando 36 ecopontos para a coleta seletiva dos resíduos, devido ao aumento de visitantes no período do Festival e aumento também da quantidade de resíduos. Deixo o apelo e convite a todo o cidadão que vem ao município de Parintins, que procure um dos ecopontos da campanha e faça a destinação correta desses resíduos”, destacou.
Neste ano, oito supermercados também vão atuar em parceria com o “Recicla, Galera”, disponibilizando ecopontos para os consumidores e, também, destinando os próprios resíduos do estabelecimento à ação. Além da gestão de resíduos recicláveis, a ação também busca deixar um legado positivo para a cidade de Parintins, contribuindo para a consolidação da coleta seletiva.
“O programa ‘Recicla, Galera’ é uma iniciativa de impacto positivo para a cidade de Parintins. Juntos, através do engajamento da população e da promoção da reciclagem, estamos contribuindo ativamente para a preservação ambiental, a redução dos resíduos e o aprimoramento da qualidade de vida na comunidade. Estamos comprometidos em refrescar o mundo e fazer a diferença, além de criar um futuro sustentável, deixando um impacto duradouro e positivo para o festival e para a cidade”, reforça Victor Bicca, Diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil.
Geração de renda
A participação do público após a instalação das estruturas será fundamental para dar a destinação correta dos resíduos, que irão contribuir para a geração de renda de 40 pessoas da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin) e da Cooperativa dos Condutores de Triciclo (Contripin).
Para a presidente da Ascalpin, Marcivone Seixas, a parceria com o “Recicla, Galera” fortalece a associação. “Para a gente é um prazer estar no segundo ano com o “Recicla, Galera”, porque é um trabalho que eu sempre gostei de fazer. Não é só gerar renda para a Associação, mas a gente está contribuindo com o meio ambiente, porque um terço desse material que é recolhido e vai para a reciclagem deixa de ir para os lixões. A cidade só tem a ganhar e o meio ambiente também”, destacou.
Ecopontos
Os locais escolhidos para a instalação dos ecopontos incluem o Aeroporto, a Avenida Amazonas, o Canoeiros Pier, o Balneário Canta Galo, a orla da Barquinha do Açaí, a Coroa’s Peixaria, o PAC, o Porto, a Praça da Catedral, a Praça da Liberdade, a Praça Digital, a Praça do Mercado, a Praça dos Bois, o Estádio Tupy, a Praça do Japonês e a Praça da Onça.
Saiba onde estão localizados os ecopontos:
● Aeroporto (2) – Estrada do Contorno – Djard Vieira
● Avenida Amazonas – lado Azul (2)
● Avenida Amazonas – lado Vermelho (2)
● Canoeiros Pier – R. Caetano Prestes, 1 – Centro
● Balneário Canta Galo – Estrada dos Aningas
● Barquinha do Açaí – Rua Senador Álvaro Botelho Maia – Centro
● Coroa’s Peixaria – R. Faria Neto – Centro
● PAC (2) – R. Jônathas Pedrosa – Raimundo Muniz
● Porto (2) – R. Vieira Júnior – Centro
● Praça da Catedral (2)
● Praça da Liberdade (2) – R. Governador Leopoldo Neves – Centro
● Praça Digital – R. Caetano Prestes – Centro
● Praça do Mercado (2) – R. Caetano Prestes – Centro
● Praça dos Bois – lado Azul (2)
● Praça dos Bois – lado Vermelho (2)
● Estádio Tupy – R. Gov. Leopoldo Neves, 157 – Centro
● Praça do Japonês – Av. Nações Unidas – São Benedito
● Praça da Onça – Blvd. Quatorze de Maio – Centro
● Super Baranda – Av. Amazonas, Centro
● Supermercado Triunfante – Rua Governador Leopoldo Neves, Centro
● Expresso Brasileiro – Emílio Moreira, Centro
● Supermercado Brasileiro – Av. Nações Unidas, Itaúna
● Super Brasileiro – Av. Geni Bentes, Nações Unidas
● João Alfredo – Av. Amazonas, Centro
● Casa Góes – Av. Amazonas, Francesa
● Casa Sony – R. Herbert Azevedo, Centro
Leia mais:
Parintins 2023: Criançada também tem diversão na ilha da magia
“Embarque na Magia de Parintins” encanta turistas no Aeroporto
Roteiro “instagramável” no Festival de Parintins
Com informações da Secom*