Mais de 36 mil pessoas devem utilizar os transportes rodoviários e hidroviários para chegar e sair de Manaus durante o feriado de carnaval, segundo dados da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam).
O Departamento de Transporte Rodoviário (DETR) projeta que mais de 14 mil usuários optem por essa modalidade de transporte. Por sua vez, o Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) estima que um número superior a 22 mil passageiros saia de Manaus em embarcações dos tipos lancha rápida, ferry boat, expresso ou a jato, navio motor e barco motor.
Operação Carnaval
A Arsepam realiza na sexta-feira (17) a Operação Viagem Segura – Carnaval, nas principais saídas de Manaus e em três interiores. A operação ocorre até o dia 22 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.
O diretor-presidente da Agência Reguladora, João Rufino Júnior, explica que as equipes de fiscalização estão preparadas e reforçadas, tendo o apoio do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e da Superintendência Estadual de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH).
O gestor informou, também, que os fiscais irão registrar e contabilizar a chegada de passageiros em Manaus. Será a primeira vez que as equipes irão armazenar essa informação, com a finalidade de ampliar o escopo analítico da autarquia.
“A medida é para que tenhamos, ao final da nossa operação, uma informação mais completa, um balanço fidedigno da movimentação de passageiros. Estaremos em todas as saídas de Manaus, com apoio da Polícia Militar e da SNPH, para que possamos efetivamente realizar esse trabalho de fiscalização e, assim, garantir a segurança dessas pessoas que irão aproveitar o feriado”, disse.