A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inaugurou oficialmente a campanha “Março Lilás” no dia 6 de março, na Unidade de Saúde da Família (USF) Benedito Batista de Almeida, na zona Sul. O objetivo da campanha é sensibilizar a população sobre a prevenção e enfrentamento do câncer do colo do útero.
Março Lilás
Iniciada em 1º de março, a campanha inclui ações educativas em saúde e uma intensificação na oferta de serviços de prevenção e rastreio em todas as unidades da rede básica. Entre as atividades programadas, estão a vacinação contra o papilomavírus humano (HPV) e a coleta do exame citopatológico, conhecido como preventivo, além de busca ativa nas comunidades.
A gerente de Ciclos de Vida da Semsa, Patrícia Rombaldi, destacou que as ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo uterino ocorrem durante todo o ano na rede básica de saúde. No entanto, durante o “Março Lilás”, essas ações são reforçadas para estimular a atenção e o cuidado entre a população feminina.
“O câncer uterino é o tipo mais frequente entre mulheres em Manaus, e isso deve ser lembrado o ano inteiro. Chamamos a atenção dessas mulheres para que se cuidem, façam o exame preventivo na unidade básica, queremos que este seja para elas um mês de acolhimento e cuidado”, reforçou Patrícia.
Conscientização para prevenção
A chefe da Divisão de Atenção à Saúde da Mulher, Lúcia Freitas, destacou a importância de sensibilizar as famílias para estimular a prevenção e promoção da saúde da mulher:
“As mulheres sempre vão à unidade de saúde para levar crianças ou familiares, mas deixam de cuidar delas mesmas. Por isso, é importante chamar a atenção da população como um todo, inclusive os pais, para que busquem vacinar meninos e meninas contra o HPV”, apontou.
Unidades Móveis de Saúde da Mulher
A gestão municipal de saúde tem investido para ampliar e aprimorar a prevenção e rastreio na rede básica, incluindo a implementação da coleta do exame preventivo em meio líquido em 37 unidades da rede básica e o uso de Unidades Móveis de Saúde da Mulher.
Durante o “Março Lilás”, a Semsa busca ampliar em pelo menos 10% a realização do exame preventivo entre mulheres de 25 a 64 anos, a faixa etária prioritária para o rastreio. No ano passado, a rede básica contabilizou quase 13 mil exames realizados durante o mês da campanha.
A programação inclui atividades como o “Dia D do Março Lilás” aos sábados, palestras, rodas de conversa, distribuição de material impresso, panfletagem em parceria com instituições educacionais e até mesmo webconferências para profissionais da saúde.
Câncer de colo de útero
O câncer do colo do útero é o tumor maligno de maior incidência entre a população feminina em Manaus e o terceiro no Brasil. O rastreio é realizado por meio do exame citopatológico, capaz de detectar estágios pré-cancerosos da doença. O exame preventivo é indicado para mulheres de 25 a 64 anos, a cada três anos após dois resultados negativos consecutivos.
Leia mais:
Novos radares vão funcionar durante 3 meses em Manaus sem multar
TSE instala centro para combater fake news nas eleições municipais
Procon-AM promove ‘Feirão Limpa Nome’ em Manaus
Siga nosso perfil no Instagram e curta nossa página no Facebook

