A nova medida provisória do Governo Federal que garante gás de cozinha gratuito para 17 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade está em fase final de elaboração e será anunciada em breve. A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), responsável pelo programa Gás para Todos, que visa garantir acesso ao gás de cozinha para famílias de baixa renda em todo o país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do governo durante a inauguração da Usina Termelétrica GNA II, no Porto do Açu (RJ). Segundo ele, o custo elevado do botijão de gás pesa no orçamento dos mais pobres. “Vamos garantir que 17 milhões de famílias tenham o gás de graça para cozinhar seu feijão e seu arroz”, declarou Lula.
A iniciativa será uma política pública de impacto social e energético. De acordo com o MME, além de reduzir a chamada pobreza energética, o programa promove saúde e qualidade de vida ao substituir a lenha por uma fonte de energia limpa, reduzindo a exposição à fumaça tóxica — especialmente entre mulheres e crianças.
Benefícios do programa Gás para Todos:
- Gás de cozinha grátis para famílias de baixa renda;
- Redução da pobreza energética;
- Substituição da lenha por gás, promovendo saúde e segurança alimentar;
- Impacto positivo no orçamento doméstico de milhões de brasileiros.
Em 2024, o governo chegou a projetar que até 20 milhões de famílias poderiam ser beneficiadas até o final de 2025.
Com informações da Agência Brasil*
Leia mais:
Procon-AM alerta: cinemas não podem proibir entrada de alimentos externos
Gasolina a R$ 7,08: Procon divulga nova pesquisa de preços
Procon-AM identifica descontos indevidos do INSS e orienta sobre ressarcimento
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

