Denúncia levou à fiscalização que retirou produto impróprio para consumo em Educandos
A Prefeitura de Manaus, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus), da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apreendeu 167 quilos de linguiça de frango vencida em um comércio de frios localizado na rua Vista Alegre, no bairro Educandos, zona Sul da capital. A ação ocorreu após denúncia recebida pela Ouvidoria da Visa Manaus.
Segundo a diretora do órgão, Maria do Carmo Leão, a colaboração da população é essencial para combater riscos à saúde. O produto foi imediatamente retirado de circulação e será descartado no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, no quilômetro 19 da rodovia AM-010.
Estabelecimento responderá a processo administrativo
Os responsáveis pelo comércio responderão a Processo Administrativo Sanitário (PAS), que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM). Atualmente, cada UFM equivale a R$ 145,37. Outras penalidades também poderão ser aplicadas.

Fiscalização em outros estabelecimentos
Além da ação em Educandos, a Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali) inspecionou quatro comércios no Centro de Manaus.
Três estabelecimentos localizados na avenida Lourenço da Silva Braga e um na rua dos Barés foram vistoriados. Uma padaria teve a área de manipulação de alimentos interditada devido a falta de higiene, estrutura inadequada e presença de pragas urbanas, como roedores. O local também responderá a PAS.
Outros três comércios foram autuados por ausência de licença sanitária e problemas estruturais. Eles receberam prazo para corrigir as irregularidades, e passarão por nova inspeção.
Como denunciar irregularidades sanitárias
A população pode denunciar produtos vencidos, más condições de higiene ou qualquer irregularidade sanitária à Ouvidoria da Visa Manaus, pelo telefone (92) 98842-8481, com atendimento de 8h às 13h, ou pelo e-mail [email protected], disponível em qualquer horário.
Leia mais:
Visa Manaus apreende 1,6 tonelada de carne imprópria
Saiba quais alimentos têm sódio em excesso identificados pela Anvisa
Justiça dá 2 meses para indústria adotar alertas sobre teor de açúcar, sal e gordura
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

