Durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizada nesta quarta-feira (17/9), os parlamentares aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei (PL) nº 803/2025, de autoria do Governo do Estado, que institui o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2025).
Ao todo, foram analisadas 24 matérias legislativas, sendo 17 Projetos de Lei, um Projeto de Resolução Legislativa (PRL) e seis vetos governamentais — todos mantidos.
Refis 2025: descontos e facilidades no pagamento de impostos estaduais
O Refis 2025 autoriza o Governo do Amazonas a conceder remissão e anistia de multas e juros referentes a débitos tributários de:
- ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)
- IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores)
- ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação)
No caso do IPVA, a votação foi adiada para a próxima semana, já que o texto recebeu alterações. Entre as medidas propostas, está a redução de 50% no valor do imposto a partir de 1º de janeiro de 2026.
O presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), destacou a importância do projeto:
“A redução da carga de impostos é fundamental para a população. O Refis 2025 vai oferecer descontos de até 95% em multas e juros, permitindo que cidadãos e empresas regularizem seus débitos com mais facilidade”, afirmou.
Deputados de diferentes partidos — Wilker Barreto (Cidadania), Thiago Abrahim (União Brasil), Comandante Dan (Podemos), Débora Menezes (PL), Sinésio Campos (PT), Adjuto Afonso (União Brasil), Rozenha (PMB) e João Luiz (Republicanos) — também se manifestaram favoravelmente à aprovação.
Outros projetos aprovados na Aleam
Além do Refis 2025, a Aleam aprovou outros projetos relevantes:
- PL nº 496/2024 – da deputada Alessandra Campelo (Podemos), institui medidas de conscientização e combate ao preconceito e discriminação contra mulheres em jogos virtuais.
- PL nº 498/2024 – do deputado Rozenha (PMB), cria o Banco de Currículos para Mulheres em Condições de Vulnerabilidade Social.
- PL nº 609/2024 – da deputada Débora Menezes (PL), institui o Plano Estadual de Combate ao Uso de Drogas por Jovens e Adolescentes.
- PL nº 812/2024 – do deputado Comandante Dan (Podemos), proíbe revistas íntimas vexatórias em visitantes de presídios do Amazonas.
Leia mais:
Concurso público: Aleam lança edital com 100 vagas imediatas
Aleam anuncia FGV como banca organizadora do concurso, com 100 vagas imediatas
Procuradoria da Mulher da Aleam registra 97 atendimentos no 1º semestre
Siga nosso perfil no Instagram, Tiktok e curta nossa página no Facebook
📲Quer receber notícias direto no celular? Entre no nosso grupo oficial no WhatsApp e receba as principais notícias em tempo real. Clique aqui.

